GIVENCHY X BLUE MAN OU O HÁBITO DO CACHIMBO FAZ A BOCA TORTA

Não queremos desmerecer a Blue Man, marca de moda praia consagradíssima, que há anos lança tendências nas praias cariocas com seus biquínis de shape único, porém, não poderíamos deixar passar em branco esta mancada…

Reparem no sapato desfilado pela maison francesa Givenchy na Paris Fashion Week, em 30 de setembro de 2012. Comparem agora com o modelo desfilado pela Blue Man, nesta terça-feira, no Fashion Rio. Por favor, não me digam que isto é uma releitura… Está claro que é uma cópia!

Givenchy X Blue Man

Certamente a Blue Man não é a primeira nem será a última a fazer isso. Aqui no Brasil, parece que há uma cultura da cópia. Pelo amor de Deus! Em que ano nós estamos? 1950? Época em que modistas brasileiras iam a Paris comprar roupas de maisons francesas para copiá-las e revendê-las com etiqueta brasileira? É importante que os estilistas brasileiros tenham consciência de que nossa moda só alcançará patamar mundial de reconhecimento quando aprender a ser original e deixar de se colonizar pela moda europeia. Zuzu Angel já dizia isso na década de 60! Mas parece que pouca coisa mudou desde então…

E o equívoco torna-se ainda mais grave agora, quando todos os olhares do mundo estão voltados para nós, a imprensa e os compradores internacionais estão aqui, observando nossos produtos, em busca das “criações” brasileiras, enquanto nossos “criadores” insistem nesse papel de “copiadores”.

Só resta repetir o ditado que nossos antepassados já ensinavam, e as gerações seguintes não aprenderam: “O hábito do cachimbo faz a boca torta”…

O mundo fashionista brasileiro com a boca tortinha, tortinha…

ACORDA BRASIL!!!!!

5 ideias sobre “GIVENCHY X BLUE MAN OU O HÁBITO DO CACHIMBO FAZ A BOCA TORTA

  1. Os sapatos são belíssimos, mas a anatomia não favorece… O nude deixa os dedos muito soltos e exige um pé com dedos muito juntos; o azul foi colocado uma tirinha para segurar os dedos, mas não está colocada de maneira que calce bem o dedo mínimo … Sem critica, é só toque básico, mas que é tecnicamente importantíssimo para a estética e o conforto do pé .

  2. Olá Hilde!!
    É impressionante como o estilistas brasileiros estão compiando a moda da Europa.
    A Arezzo está copiando os sapatos da Prada na maior cara de pau, as marcas de roupas que estão copiando vestidos e roupas de grifes francesas, italinas etc….
    Como Zuzu, concordo plenamente com suas afirmações!!

    Abraço cordial,

    Bethânia

  3. Se realmente existe uma vontade forte de criar um Museu da Moda Brasileira, teremos que ter críticos importantes, como essa colunista à qual respondo. Com a saída elegante e à francesa de Cristina Franco, ficamos quase órfãos desse olhar fundamental. Pode-se notar que a função de ‘criador de moda’ é quase extinta no Brasil, desde as tecelagens, passando pelas confecções e pelas ‘maisons’, é tudo copiado, são sempre os proprietários e seus familiares, bem como suas/seus concubinas/ os que fazem as vezes de tão importante função, o criador. Parabéns.

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