Fundação Balzan premia primeiro brasileiro em 49 anos de existência!!!

O professor Jacob Palis Júnior, engenheiro e matemático, é o primeiro brasileiro a receber o prêmio da Fundação Internacional Balzan, há 49 anos conferido a pesquisadores que se destacaram internacionalmente nas áreas das ciências humanas e naturais e personalidades das artes e cultura mundial…

Com mais de 80 trabalhos científicos publicados, presidente da Academia Brasileira de Ciências e membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Académie des Sciences, Palis foi destaque por seus estudos na área de sistemas dinâmicos, que servem para modelar muitos fenômenos da natureza e de atividades socioeconômicas…

O prêmio foi entregue mês passado, pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano, no Palácio Quirinale. Além de Jacob, outros três pesquisadores também foram agraciados. A escolha dos premiados é tão importante que a comissão que define os vencedores é composta por 20 membros das sociedades acadêmicas mais prestigiadas da Europa! O prêmio é um dos maiores e mais reconhecidos para a ciência, a cultura e a realização humanitária…

E me perguntem se isso mereceu manchete de jornal ou qualquer tipo de reportagem? No máximo houve um registro em alguns sites. É esse o tratamento, infelizmente, que o Brasil dá a seus cientistas…

Ontem, Jacob Palis recebeu, de seus pares da engenharia, uma homenagem-almoço na sede do Clube de Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *