Ex-prefeito Cesar Maia sai da “toca”

Foram 15 anos de pesquisa e elaboração, mas a expectativa do resultado fez lotar a Travessa do Shopping Leblon, ontem, para o lançamento do livro de Mauricio Abreu. Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-10700), em dois volumes, cada um com mais de 400 páginas. Uma obra de peso no sentido figurado e no literal (são mais de dois quilos!). Por R$ 250, o leitor adquire o mais completo registro geográfico do Rio dos séculos 16 e 17 e o primeiro grande estudo geográfico já publicado sobre uma cidade da América Latina!…

Maurício, feliz recebendo, não pôde autografar, mas a Editora Andréa Jakobsson providenciou um cartão bem simpático com dedicatória do autor para que pudesse ser distribuído. Marcando o lançamento, os pesquisadores Mariza de Carvalho Soares, Fania Fridman e João Fragoso fizeram a palestra “A importância dos estudos históricos dos séculos XVI e XVII e da Geografia Histórica do Rio de Janeiro”. A pesquisa minuciosa resultou, entre outras descobertas, na identificação e mapeamento de todos os engenhos fluminenses da época…

Entre os que foram conferir, até o ex-prefeito Cesar Maia, jamais visto em lugar algum! Estava com o filho, deputado Rodrigo Maia. Também lá, a deputada estadual Aspásia Camargo, a vereadora Sonia Rabello, o ex-secretário Municipal de Urbanismo, Augusto Ivan, com a mulher, Eliane Canedo, Luiz Carlos Toledo, arquiteto, responsável pelo PAC da Rocinha, Mauro Osório, presidente do Conselho da Cidade, Hélia Nacif, ex-secretária de Urbanismo, e o geógrafo Claudio Egler

Abaixo, imagem da capa do livro reunindo os 15 anos de pesquisa em que Mauricio percorreu várias cidades brasileiras e européias…

abreu Capa Geografia Histórica Ex prefeito Cesar Maia sai da toca

Capa do livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *