Esta noite, o frisson do UFC!

Rola daqui a pouco, esta noite, o grande assunto que encheu as páginas esportivas desta semana: o UFC – 134, Ultimate Fighting Championship, maior torneio de MMA – Artes Marciais Mistas, pela primeira vez no Rio, graças ao apoio do Eduardo Paes, que logo que assumiu a Prefeitura se comprometeu com seus amigos lutadores a trazer para o Rio o UFC, que acontece sempre uma vez por mês nas grandes capitais do mundo. Las Vegas, Tóquio, Chicago, Londres e Barcelona já foram sedes do torneio diversas vezes. Mas esta não é a primeira vez do UFC no Brasil. Em 1998 houve uma edição no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo, quando Vitor Belfort venceu Wanderley Silva e Pedro Rizzo deu uma surra no temido David Abbot. Mas, na época, o torneio não era tão famoso quanto agora. O UFC já desbacou o sucesso das lutas de boxe nos cassinos de Las Vegas…

Os brasileiros sempre foram destaques no torneio. Belfort, Minotauro, Lyoto Machida, Shogum e Wanderley Silva já fizeram lutas memoráveis no torneio. E no UFC-Rio não vai ser diferente. Rodrigo Minotauro, Mauricio Shogum e Anderson Silva farão as três lutas principais do evento, enfrentando os americanos casca-grossa (para usar uma expressão desse universo) Brendan Schaub e Forrest Griffith e o japonês Yushin Okami, respectivamente. O carioca Luis Beição, graças a uma série de vitórias em torneios do Brasil, foi convidado de última hora para substituir um lutador americano que se lesionou num treinamento…

Fato é que a mídia nacional, que sempre tratou os torneios de MMA com preconceito, foi obrigada a se curvar diante do sucesso de público desses eventos. O UFC Rio durante toda esta semana foi destaque nas revistas semanais, nos cadernos de esporte e nas colunas de variedades. Nos meio jornalísticos, já se comenta que a TV Globo estaria negociando com Dana White, o produtor do torneio, a transmissão ao vivo das próximas edições do UFC. E que já está sendo agendada uma nova edição do UFC no Rio de Janeiro para o próximo verão…

Modéstia à parte, não é de hoje que esta colunista noticia com destaque as artes marciais, que agora estão bombando mesmo no país. Dia 14 de setembro, por exemplo, acontece em Manaus a primeira edição do Amazon Forest Combat. O destaque é a luta entre o japonês Masakatsu Ueda e o brasileiro Royler Gracie, de 45 anos, em sua última participação em competições esportivas. A partir daí o atleta vai se dedicar exclusivamente a dar aulas e ao treinamento de outros lutadores…

UFT Esta noite, o frisson do UFC!Fotos de Waldir Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *