Enquanto Sarkozy e Hollande disputam, Valérie já ganhou!

Resultados oficiais parciais do primeiro turno na França, correspondendo a 98% dos votos: Hollande com 28,59%; Sarkozy, 27,09%; Le Pen, 18,06% e Mélenchon com 11,11%… Rumo ao segundo turno…

Agora, em se tratando de primeira-dama, quem já ganhou junto à opinião pública foi a namorada-companheira do candidato socialista François Hollande, a jornalista política Valérie Trierweiler. Na comparação entre ela e Carla Bruni, Valérie tem ganho disparado. Carla é considerada mais uma intrusa italiana no Elysée do que outra coisa.

O francês médio também nunca engoliu o casamento rocambolesco dessa dupla Bruni-Sarzoky, engendrado num fim de semana por um marqueteiro e acontecido dois meses depois do conhecimento, ele presidente recém-eleito!…

O histórico amoroso trepidante de La Bruni e também suas fotos nua em publicações antigas não caíram bem. Muito menos sua manipulação da mídia, na mesma linha da falecida princesa Diana, nada de acordo com os discretos padrões franceses.

E Valérie? Mulher culta, companheirona de Hollande, política a lhe correr nas veias jornalísticas, abriu mão de apresentar seu programa de grande prestígio e saiu do ar no fim do ano passado, para não ser vista como profissional comprometida, devido à ligação com o candidato. O que foi interpretado como um gesto ético, em nome da seriedade de sua carreira e de seu amor…

Outra coisa que incomoda aos franceses é um certo excesso de futilidade de Mme. Sarkozy, no momento em que a França vive um contexto mais turbulento. E francês, vocês sabem, tem o mau hábito de ver tudo sempre pior do que de fato está. Carla também se excede nos tratamentos estéticos. Botox demais. Enquanto Valérie, uma beleza bem semelhante à de Ingrid Bergman, soignée (bem tratada) na pele, nos cabelos, porém sem artificialismos exagerados. Os franceses gostam disso…

Quanto às roupas, às vezes são até semelhantes. Hoje, por exemplo, elas estavam vestidas de forma bem parecida. Só que Carla tem aquele porte de princesa, de modelo de passarela traquejada. E Valérie, também com porte elegante, é mais próxima das comuns mortais. Ponto pra ela, em se tratando de voto na urna. As expectativas mudaram. Novos tempos. As pessoas querem carne e osso…

Por fim, os jornais franceses destacaram a frase da jornalista Valérie Trierweiler, namorada de François Hollande:

“Na minha casa, vocês jamais verão um casal se preparando para fritar um bife”.

Uma evidente crítica a esse jornalismo invasivo, que penetra na intimidade das pessoas, fazendo delas personagens desse grande show midiático, que se impõe massacrante, reduzindo-as a mero e ridículo objeto de consumo…

Valérie de France1 Enquanto Sarkozy e Hollande disputam, Valérie já ganhou!

valerie de france 2 Enquanto Sarkozy e Hollande disputam, Valérie já ganhou!As imagens de Valérie Trierweiler, em comparações com Carla Bruni feitas pela imprensa europeia e em vários momentos da campanha presidencial de seu companheiro candidato socialista, François Hollande, que, aliás já foi casado com outra linda mulher inteligente, a ex-candidata socialista a presidente Ségolène Royal, que perdeu para Sarkozy

Hollande tem no Brasil um grande amigo, o jornalista Sebastião Nery, no momento na França para acompanhar in loco o desenrolar das eleições. Antes de partir, com seu faro político de homem de imprensa de longo curso, Nery afirmou a este blog: “Tenho certeza de que François Hollande será o próximo presidente da França“…

Photos by Getty Images/Getty Images Europe… AFP … Reuters Photo… glamourparis.com … 24heuresactu.com … Libération … Pool New/Reuters, Imago … Zoom … Plurielles.Fr … Hamburger Abendblatt … ventanaindiscreta.com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *