‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

A dupla de atores Antonio Fagundes e Stenio Garcia e Ignácio Coqueiro, diretor da novela Máscaras, com suas lindas mulheres. A Globo e a Record dividiam a ocupação das mesas, ontem, no jantar para 50 coroados, high e mundo artístico, que inaugurou a presença no país do único chef a atuar aqui com duas estrelas no Guide Michelin: Joachim Koerper

De 1989 até 2005, Koerper foi dono e chef de cozinha do Girasol, em Moraira, na Espanha, que em apenas nove meses conquistou a estrela Michelin. Em Portugal, onde, desde 2005, é proprietário e chef do Eleven, em Lisboa, ele é o único Grand Chef Relais & Chateaux, distinção recebida por apenas nove chefs em toda a Península Ibérica…

Koerper não é brinquedo não. Ele também integra a série de documentários Au Gourmand, da National Geographic, com os maiores cozinheiros da atualidade. O alemão Joachim já preparou jantares para mulheres de arrasar quarteirão, como Christina Onassis e Caroline de Mônaco. Mas a mulher que arrasa o quarteirão dele próprio é sua cara metade, a paraense Cintia Paiva, que o apresentou à diversidade dos sabores e temperos da Amazônia. Dos peixes amazônicos, principalmente, que ele conhece, ama e cita, um por um, com seu português impecável…

Hoje, haverá outro jantar para convidados (privilégio!) no novo restaurante ‘Enotria por Joachim Koerper’. A partir de amanhã,o restaurante no Casa Shopping abre para o público…

Pela amostra do menu inaugural que provamos ontem, vale a pena, não só atravessar os dois túneis que levam à Barra, como também valeria até fazer a travessia a nado, se necessário fosse, para abrir ainda mais o apetite. Lugares comuns como “de se comer ajoelhado e rezando” ou “para agradar paladares dos deuses” eu há muito deixei de usar. Mas hoje vou perder a vergonha e empregar de novo. Os elogios rasgados estão valendo. Comemos e comemos e, mentalmente, ajoelhamos e rezamos e saímos levitando…

A ida ao ‘Enotria por Joachim Koerper’, do professor Eurico Carvalho da Cunha e sua Marluce Dias agora associados ao chef Koerper, tornou-se obrigatória para os amantes da mesa realmente boa. A cidade ganhou uma caverna de delícias, um incrível acervo de sabores a serem descobertos e percebidos. Joachim combina sensações palativas com o mesmo humor de um artista plástico que brinca com formas, texturas e cores. Daí que comparar o look e o sabor do prato de sua sobremesa de ontem às sensações provocadas por um quadro leve e brincalhão do catalão Miró está de ótimo tamanho…

Assim como está comparar a cozinha de qualidade de Koerper com a lista de convidados de Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho, que reunia a fabulosa Cassia Kiss, naquela sua elegância totalmente 50’s de saia pencil; o jovem hoteleiro Matteo Chagas Freitas, que de longe lembra o Rodrigo Santoro e, de perto, seu tio saudoso e boa praça, o Ivan; o cenógrafo Mario Monteiro com a Cacau; a Márcia Veríssimo; o Zé Hugo com a Marialice Celidônio; a Karina Vasilcovsky sem o Thomáz Naves, indisposto, mas com a Lu Lacerda, por sua vez sem o Arnaldo Brenha, que foi dormir cedo e não sabe o que perdeu; Helio de La Peña e Ana Quintella; Zelia Duncan, Leilane Neubarth, Olidia Carvalho, Valeria e o maestro Roberto Minczuk

Ao fim, houve a entrada de toda a equipe “sem ela não sou nada”, disse Joachim ao microfone, sob aplausos dos comensais, desfilando pelo salão e entre as mesas e, quem conseguiu contar, contou pelo menos umas 30 toucas…

Enotria Antonio Fagundes Joachim Koerper e cintia ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

Antonio Fagundes, Cintia e Joachim Koerper

Enotria Joao Baptista magro e Cassia Kiss ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

João Baptista Magro e Cassia Kiss

Enotria Jose Hugo Celidonio e maria Alice ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

Zé Hugo e Marialice Celidonio

Enotria Ignacio Coqueiro com Marcia Cauduro ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

Ignácio Coqueiro e a estilista Marcia Cauduro

Enotria Zelia Duncan helio de la peña Leilane Neubarth ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

Zelia Duncan, Helio de la Peña e Leilane Neubarth

Enotria Liege Monteiro e Luiz Fernando coutinho ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Enotria Matteo Chagas Lis Fortinguerra Marcia Verissimo e Olidia Carvalho ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

Matteo Chagas Freitas, Lis Fortinguerra, Márcia Veríssimo e Olidia Carvalho

Enotria Carlos abre vinho ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

Jorge abre o vinho

Enotria pratosw ‘Enotria por Joachim Koerper’: o único chef no país com duas estrelas no Michelin!

A sobremesa inspirava um Miró, em todas as sensações

Fotos de Eny Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *