Direto do Japão, a preocupação da Família Imperial

Eu já estava estranhando o silêncio do imperador Akihito, do Japão, em meio a tanta catástrofe, quando enfim ele se manifestou hoje, falando na TV, em sua primeira mensagem em 22 anos de trono, e pedindo ao povo que se acalmasse. O mais bonito em sua mensagem foi recomendar ao povo que se desse as mãos e se tratasse com compaixão, para que todos juntos superassem este momento difícil. Este é o Japão, um país que cresceu e prosperou graças a esse sentido de “equipe”…

Raríssimo, também, é conseguir penetrar no inatingível contexto da Família Imperial do Japão e trazer de lá uma informação fresquinha e inédita, como esta amiga de vocês vai fazer agora, e isso graças à minha querida Lilian Gurgulino, que com Heitor morou 10 anos em Tóquio, onde fizeram grandes amizades, inclusive na família do imperador. Por e-mail, a princesa Hisako Takamato respondeu às preocupações de Lilian, dizendo que as três filhas estão bem e, sem entrar em maiores falou que a maior preocupação dos japoneses no momento é a questão nuclear

A princesa Hisako formava, junto com o marido, que morreu há cerca de quatro anos, o casal imperial designado a receber e representar o Japão nos eventos culturais e sociais..

Preocupada com os amigos, Lilian ficou duas noites acordada, tentando contato, por e-mail e telefone, obtendo retorno de quase todos, mas as notícias, infelizmente, não são nada animadoras…

Outro com quem ela falou por e-mail foi o ex-embaixador do Japão no Brasil, Ukawa. Ele contou que a família está bem e, como sua casa é mais segura, as duas filhas foram morar com ele, o que, além da questão de segurança, visa economizar energia elétrica, água e comida, que faltam em Tóquio…

Gun-Ashada, outro amigo, estilista, uma espécie de Christian Dior japonês, contou que foi apavorante sentir o terremoto com livros despencandos das estantes, vidros e peças quebrando por todos os lados da casa. A família permanece em casa, ninguém sai à rua e falta comida…

Lilian também enviou mensagem para Matsuko Hamamoto, a lady in waiting da imperatriz Michiko, sua amiga, mas ainda não obteve resposta…

Para todos os japoneses, Lilian tem enviado palavras de esperança e de vitória. Como o motorista que serviu a ela e Heitor durante o tempo que viveram lá e pelo menos 10 das 20 alunas de seu curso de etiqueta, e que a cada três meses ainda se reúnem e sempre enviam, para Lilian, a foto do encontro. O último foi este mês, pouco antes da tragédia…

Nas fotos, as ex-alunas de Lilian Gurgulino em seu encontro mais recente…

japão 1securedownload Direto do Japão, a preocupação da Família Imperial

japão securedownload Direto do Japão, a preocupação da Família Imperial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *