Deputada médica obtém recursos para Museu do Inconsciente criado pela dra. Nise da Silveira

Quando o poder público quer, o poder público consegue. Através de emenda parlamentar da deputada federal e médica Jandira Feghali (PCdoB/RJ) ao Orçamento da União, foram obtidos recursos na ordem de R$ 620 mil, do Fundo Nacional de Saúde, para o Museu da Imagem do Inconsciente, no Rio de Janeiro. Esse apoio providencial será usado para a compra de equipamentos e materiais do Museu, situado no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (antigo Centro Psiquiátrico Pedro II), cuja atuação tem provado sua grande importância para a saúde mental.
Tendo entre seus trabalhos mais conhecidos a obra de Arthur Bispo do Rosário, o acervo do Museu reúne mais de 350 mil pinturas desenhos, modelagens, xilogravuras. Em seu gênero, é das maiores e mais diferenciadas coleções do mundo, que merece e deve ser conhecida por todos.
A obra da dra. Nise foi recentemente ‘visitada’ pela cinematografia e retratada em filme estrelado por Gloria Pires, sobre o trabalho revolucionário da psiquiatra brasileira, que recuperava e resgatava vidas e mentes, através de método pioneiro, absolutamente sem recursos, mesclando terapia ocupacional, arte, convívio afetuoso e respeito.
Congrats, deputada Feghali, bela iniciativa!
Jandira Feghali, a médica deputada, propôs emenda e obteve apoio para o Museu do Inconsciente e sua importante atuação na psiquiatria 
Nise da Silveira, a grande dama das mentes humanas, do Hospital Pedro II ao Museu do Insconsciente
Arthur Bispo do Rosário e seus bordados, que gritam e clamam o quanto podem fazer pelas mentes fragilizadas o respeito, o carinho, a atenção, a oportunidade da arte

3 ideias sobre “Deputada médica obtém recursos para Museu do Inconsciente criado pela dra. Nise da Silveira

  1. Eu soube que a mãe da Jandira tivera sido tratada pela Dra. Nise da Silveira, e a Deputada Jandira Fegalli, derrotada pelo Bispo Marcello Crivella, também chegou a conhecer a Dra, Nise, eu assisti o filme dela por causa da Glória Pires, a Dona Lindú do cachaceiro Aristides, mas sobre a Jandira, é verdade que ela fez psicanálise com a Dra. Nise? eu gosto muito da Jandira, mas ela tem um problema, aliás dois, ela chama o impedimento do Julio Prestes de Golpe e ainda é casada. Aperto de mão Hilde. ALeS.

  2. Que notícia maravilhosa! Adoro a deputada Jandira Feghali, acho-a tão altiva, tão segura, tão inteligente, uma verdadeira inspiração. Ela, a senadora Gleisi e a senadora Vanessa Graziottin são uma inspiração para mim. Que a memória da Dra. Nise nunca se perca.

    PS: Hilde, vim aqui também para lhe agradecer pelo belíssimo texto que você escreveu em 2011, sobre a querida companheira Marisa Letícia. Que lindas palavas! Cheguei a me emocionar! Hoje o jornalista Marcelo Auler publicou em seu site um texto que frei Betto escreveu, na década de 80, sobre dona Marisa, a guerreira. Talvez você goste da leitura. Um grande abraço!
    Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *