Colecionador Paulo Barragat se desfaz de grande parte de suas preciosidades garimpadas em cinco décadas

Via Alta Privacidade, site exclusivo restrito a membros, em implantação

gisela-amaral-e-paulo-barragat

Paulo Barragat com Gisella Amaral em sua posse na Academia Brasileira de Arte, seguida de jantar de gala em seu apê palacete

Após as perdas, primeiro, anos atrás, da mulher, e por fim do pai, o colecionador Paulo Barragat trocou seu apê palacete por uma casa linda, onde conserva só o que compõe bem com a nova decoração. ;vida nova, cenário novo. Algumas coisas do apartamento de Copacabana, outras não. Assim, grande parte do acervo de antiguidades, peças históricas que compunham o décor de sua casa, vai a leilão dias 21 e 22 deste mês, no Antiquário Alphaville, pelo martelo da leiloeira Cristina Goston. Trata-se da Coleção Paulo Barragat.

Selecionei, entre relíquias várias, alguns lotes que julguei altamente tentadores, para aqueles que apreciam raridades, pois oportunidades como essas não acontecem todo dia…

barragat-madalena

Maria Madalena Penitente com seus atributos – Imagem de pedra sabão policromada. Seculo XVIII . Nota: O Papa Gregório, no ano de 591 (Século VI), identificou-a como uma prostituta mencionada nos evangelhos. Hoje, sabe-se que ela não era a tal prostituta, e sim uma das mais fervorosas discípulas de Jesus, a que o acompanhou em seus últimos momentos e a primeira a vê-lo após a ressurreição. – Comprimento 19 cm.

barragat-homens-macaco

Par de homens-macaco do épico Ramayana, entalhadas em madeira policromada, Séc.XVII Ex-coleção Embaixatriz Yeda Assumpção. Nota: Na lenda, Rama resgatou sua mulher sequestrada por um demônio e levada para a Ilha de Sri Lanka, com um exército de macacos, Conquistando assim a própria Ilha, hoje chamada Ceilão. Altura 26 cm

barragat-cia-indias-brazoes-estilizados

Par de pratos de porcelana Companhia das Indias com brazões estilizados e em policromia, feitio oitavado. Nota: As louças trazidas pelas Cia das Indias para os potentados ocidentais eram decoradas segundo a interpretação chinesa dos modelos a eles encomendados. Nesses pratos , vê-se ao centro o brazão com motivo floral encimado por coroa ladeado por quimeras representando os tenentes que o sustentam. Curioso exemplo da interpretação chinesa dos temas ocidentais. Diâmetro 20 cm.

barragat-gopis

GOPI – Figura indiana da Corte de Krishna esculpida em madeira e policromada. Século XVIII. Ex-coleção Embaixatriz Yeda Assumpção.. Nota: As Gopis são dançarinas e tocam instrumentos nas lilas em louvor a Krishna. Altura 44 cm.

Serviço:

Alphaville Antiquário – Rua Pinheiro Machado 25 Loja B – Laranjeiras www.galeriaalphaville.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *