Caetano Veloso proclama no Casa Grande: “O Rio é a cidade dos brasileiros”

Marina Giustino

Em seu comício para a juventude, mês passado, na Cinelândia, o candidato a prefeitoMarcelo Freixo anunciou que Caetano Veloso faria um show cuja renda da bilheteria se destinaria à sua campanha. A iniciativa partiu do próprio Caetano, que, assim comoChico Buarque, apoia a candidatura de Freixo…

Primavera carioca, nome do espetáculo em alusão à Primavera Árabe, foi na noite de ontem, no Teatro Oi Casa Grande, com ingressos esgotados. No entanto, a juventude que virou emblema da campanha de Freixo não estava lá. O motivo mais provável foi o preço da entrada: R$ 360 (inteira). A plateia, tímida e contida, na maioria beirava os 50. O show, que tinha tudo para ser um frenético acontecimento político e ideológico, caminhou na linha de um recital musical. Caetano procurou ser sutil, não citando o nome de Freixo, apenas dizendo “vamos festejar a chegada da Primavera Carioca”. Pode ter havido certa preocupação do músico em não prejudicar o candidato Marcelo Freixo, proibido de comparecer, sob o risco de o evento ser considerado, pela Justiça Eleitoral, um “showmício”…

Mas não podemos tirar o mérito do apoio dado à campanha por Caetano, que fezbelíssima apresentação, com as participações especialíssimas de Chico Buarque e do Trio Preto+1Primavera carioca foi uma ode ao Rio de Janeiro. Um passeio da Zona Norte à Zona Sul, pelas paisagens, praias, personagens e histórias de nosso Rio, através de clássicos da música brasileira…

primavera carioca2 Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

Caetano Veloso

Com um banquinho e um violão, Caetano se fez onipresente. Iniciou com a belíssima Luz do sol. Em seguida veio O X do problema, de Noel Rosa. E do Estácio fomos direto para Copacabana, com o clássico Copacabana (Princesinha do Mar). Um mergulho na Praia de Ipanema, com Menino do RioPenha, São Cristovão, Guadalupe, Vila Isabel se revelaram em Pé do meu samba. A plateia, tímida, cantou baixinho. Caetano fez graça…

Durante o show, Caê revelou: “Nasci na Bahia, mas me sinto carioca. O Rio é a cidade dos brasileiros”…

A beleza das cariocas foi lembrada com Ela é carioca e Garota de Ipanema. O músico lembrou que Stevie Wonder cantou o clássico de Tom e Vinícius, ano passado, no Rock in Rio, acompanhado pela multidão afinada. E fez o mesmo: convidou a plateia a cantar com ele…

Caetano também lembrou de sua adolescência no Rio, quando morou em Guadalupee o que mais o fascinava, ao andar de trem pelo subúrbio, era o Teatro de Madureira,inaugurado por Zaquia Jorge, vedete que teve morte trágica, afogada na praia naBarra da Tijuca. Em sua homenagem, foi composto o samba clássico Madureira chorou, que Caetano interpretou lindamente e cheio de sentimento, justificando-se: “Fiquei emocionado e não pude cantar direito”. Como se precisasse pedir desculpas, né?… icon wink Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

primavera carioca5 Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

Logo depois, Caetano emendou com a alegre Valsa de uma cidade… “Rio de Janeiro gosto de você, gosto de quem gosta desse céu, desse mar, dessa gente feliz”…

Terra mereceu ovação do público, enquanto o momento fofura ficou por conta de O leãozinho…

Como quem brincava de batucar, o Trio Preto+1 conferiu empolgação ao show. OCasa Grande virou uma grande “roda de samba”, com direito a um solo de pandeiros pra lá de saboroso! A plateia, se não se levantou nessa hora, não foi por falta de entusiasmo, foi por excesso de encantamento. Mas respondeu com palmas generosas e muita vibração diante de clássicos como Desde que o samba é samba, Aquarela Brasileira É hoje…

A partir do dia 27  leiam este blog em www.hildegardangel.com.br ou www.hildeangel.com.br

primavera carioca1 Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

Caetano e Trio Preto+1

primavera carioca4 Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

Solo de pandeiros do Trio Preto+1

E, para fechar a noite em grande estilo, Caetano anunciou que chamaria um amigo ao palco. *Perninhas tremendo, coração batendo forte, mãos suando* Sim, ele, CHICO BUARQUE DE HOLLANDA! Da plateia, só se ouviam os suspiros da mulherada… E dos marmanjos também! Why not?… icon wink Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

primavera carioca9 Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

Chico Buarque

Chico, que inicialmente cantaria apenas uma canção, ficou para mais três. Acompanhado de seu violão, tocou Medo de amar, seguindo com Futuros Amantese os dois, Chico e Caê, fecharam com A voz do morro. Ovacionados, no bis, tocaram mais uma vez a canção O X do Problema. Nesse momento, o Casa Grande já tinha virado festão. O fãs mais fervorosos correram pra frente do palco para registrar o grande encontro dos mestres que não acontecia há mais de 25 anos…

E a namoradinha do Chico só sentadinha na escada…

primavera carioca10 Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

Caetano & Chico, que bela dupla!

O resultado das eleições, se vai dar o Freixo de Chico & Caetano, se vai dar Paes, Leite ou Maia, a gente ainda não sabe. A gente até pode tentar adivinhar, mas não sabe. Porém que este encontro valeu a pena, ahhh se valeu!… icon wink Caetano Veloso proclama no Casa Grande: O Rio é a cidade dos brasileiros

Fotos de Cristiana Giustino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *