Bomba! Bomba! Escavações no Cais do Porto encontram monumento histórico!

Bomba! Bomba! Bomba! Hoje, dia 1º de março, aniversário do Rio de Janeiro, a coluna anuncia o grande presente que a cidade acaba de ganhar. Trata-se do Cais da Imperatriz, que foi projetado pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny, em 1843, para servir de atracadouro e receber a Imperatriz Tereza Cristina, um monumento de grande valor histórico e arquitetônico, que acaba de ser encontrado debaixo da terra, durante as obras de revitalização do Cais do Porto. Uma escavação para construir uma galeria de águas pluviais localizou soterrado esse testemunho surpreendente da história da cidade, da história do País! …

O cais foi precedido por uma Praça Municipal, onde hoje fica a Rua Barão de Tefé. Historiadores acreditavam que essa praça havia sido destruída, mas as escavadeiras demonstraram que ela foi preservada, está lá. Os arquitetos e urbanistas estão em polvorosa, pois acreditam que não foi feita uma prospecção arqueológica, nem uma avaliação cultural e histórica antes do início das obras, o que é determinação de uma lei federal, antes da execução de qualquer grande obra…

Especialista em urbanismo e direito urbanístico, além de já ter sido diretora do IPHAN, a vereadora carioca Sonia Rabello imediatamente teve conhecimento da descoberta e falará a respeito, hoje, em seu discurso no Plenário do Palácio Pedro Ernesto, durante as comemorações do aniversário do Rio de Janeiro. A vereadora Sonia enfatizará a necessidade imediata de se integrar a descoberta do Patrimônio Histórico à obra que está sendo feita no Cais do Porto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *