As poderosas do carnaval

Na contagem regressiva para o carnaval, as promoters, que fazem a alegria dos camarotes e bailes bombados da cidade, se desdobram para deixar tudo tinindo. Nada pode escapar. Nenhum nome bacana ou celebridade pode ficar de fora das festas, cartões postais da alegria de nosso Brasil. Alguns dos convidados são mais disputados e fazem o maior doce. Outros, muito pelo contrário, querem porque querem entrar na folia vip. Não há jogo de cintura que evite ter que desagradar uns e outros, claro! Mas as meninas, sabidas, descoladas e bem relacionadas, sabem como fazer o trabalho direitinho e no final das contas são todas perdoadas, Amém” Elas são As Poderosas desta época e seus passes são disputados por todos que queiram ter sua festa no topo das páginas dos sites, jornais e revistas. A coluna conversou, em meio a esse tiroteio carnavalesco, com a comissão de frente das promoters e RPs desta temporada: Carol Sampaio, Claudia Fialho, Isabela Menezes, Ivone Kassu, Liège Monteiro e Priscila Borgonovi, todas peso-pesado nos bailes e/ou na Sapucaí. Elas fazem acontecer, com elas não há tempo ruim…

A CAROL
Flamenguista declarada, Carol Sampaio é figura carimbada nos eventos bombados da cidade. Em seu mailing não faltam descolados, animados, it-girls e celebridades, fazendo um mix de um público bom para garantir o sucesso de qualquer festa. E experiência a menina tem sobrando. Há nove anos, ela convida para o melhor do carnaval, onde começou cedo. Aos 12 anos, desfilou pela primeira vez pela Grande Rio. Aos 18, já fazia parte da diretoria. Começou a convocar famosos para o samba, aos 20 anos, na Nova Schin; aos 27, foi “capturada” pela Brahma

Com o carnaval no sangue, no ano passado teve sua própria ala na Grande Rio, a Ala dos Mendigos. Este ano, a Ala dos Turistas vem praticamente com a mesma lista: “Priorizei as pessoas que acreditaram em mim e desfilaram no ano passado, foram aos ensaios. Mas só cabem cerca de 10% dos que estão no meu mailing, uma vez que a ala tem 250 componentes”, diz Carol, prometendo compensar os “excluídos” convidando-os para a festa de seu aniversário, no dia 18…

Carol é pura agitação e, nesta semana de carnaval, dorme pouquíssimo. O telefone toca dia e noite sem parar com pedidos de convites. “O pior é dizer não. E a minha maior preocupação neste momento é não deixar de convidar ninguém dos que eu considero importantes”, diz. A ralação, porém, não é tudo. É preciso manter a boa forma e aparência sempre bonita. Para isso, nos meses que antecedem o samba Carol faz um intensivo no consultório da dermatologista Juliana Neiva e na academia, onde pratica aeróbica diariamente e com ritmo acelerado para aguentar o pique…

 As poderosas do carnaval

Carol Sampaio e Thaila Ayala, uma de suas famosas preferenciais… (foto de Sebastião Marinho)

LADY CLAUDIA

Com sua categoria sempre britânica, Claudia Fialho é uma referência nacional, em se tratando de poderosa do carnaval de luxo, por estar à frente do mais tradicional baile da cidade (aliás, o único com tradição) o Gala do Copacabana Palace, que acontece hoje. Há 30 anos o sangue de Momo circula em suas veias. A primeira grande festa que assessorou, no final dos anos 70, foi o Baile Borbulhantes, época de ouro do Hippo de Ricardo Amaral, homenageando esta colunista Hildegard

Na mesma época, Claudia, que já estava à frente das Relações Públicas do Hotel Caesar Park, onde criou o café da manhã pós-festas de carnaval. O evento deu tão certo que passou a ser copiado por todos e estendido também para o Réveillon. Começava a ser servido por volta das quatro da manhã e era o café mais disputado da cidade…

Histórias e pessoas não faltam no currículo de sucesso de Claudia, diretora de Relações Públicas do cinco estrelas mais celebrado do país. Ela lembra de personagens que marcaram época no carnaval carioca, como o estilista argentino Isidro Herrera, autor das cabeças mais lindas dos bailes do Rio. Misses como Marta Rocha e Adalgisa Colombo eram clientes assíduas e nomes certos no Baile do Copa, desde seu advento, há 18 anos, em 1993, quando o diretor-geral Philippe Carruthers retomou os bailes do hotel, tradição que começou em 1924, um ano após a inauguração do Copa, e se manteve até 1973, quando foi interrompida…

Com toda a sua experiência, Fialho jura que, na Hora H, ainda sente aquele friozinho na barriga. Relaxar mesmo só por volta das 3h30 da manhã: “Só a partir daí me permito dançar e relaxar um pouco. É a sensação do dever cumprido”…

A fórmula de Claudia para fazer um evento bombar não difere muito das demais Poderosas: “Misturar um pouco de tudo. Socialites, artistas, celebridades, gente jovem, turistas, travestis. Animação e gente bonita não podem faltar”. Ela também enfatiza o décor glamouroso, que faz de Zéka Marquez outro ícone do baile, com seus temas diferenciados e alegres, que atraem uma multidão de foliões. A trilha sonora é outro idem fundamental, quesito em que o Copa está muito bem-servido, pois desde sempre é Haroldo Costa quem assina a direção artística. Sem esquecer o buffet de chef Francisco Carli com uma enorme variedade de pratos maravilhosos a noite inteirinha…

claudia fialho 1993 Carnaval no Copa CF e Francis Ford Copola As poderosas do carnaval

Claudia Fialho e Francis Ford Coppola no Baile do Copa de 1993

A ISABELA

Isabela Menezes é outra danadinha do time de Poderosas. De 2003 a 2009 ela arrebentou na folia de carnaval com sua lista supervip para o camarote da Brahma. Este ano coube a ela convidar para o Baile de Gala da Cidade e a Feijoada do Amaral, no Porto Maravilha, um novo point de sucesso no Rio . “O mais importante, a minha maior alegria, é ver as pessoas felizes e interagindo. Tendo um mix de gente em um ambiente é o que faz a diferença. Um pouco de cada para dar o toque da festa”, explica Isabela

Quando o assunto é barrar um “pidão”, apesar de ser o papel mais agradável, Isabela também tem a experiência e segurança no que faz. Sabe dizer o não sem ficar mal. Afinal, explica, a “festa não é minha e sim do meu cliente”…

 As poderosas do carnaval

Isabela Menezes e Fernanda Cortez (foto de Bruno Ryfer)

A KASSU

Ivone Kassu está na estrada há muito tempo e levando para os eventos que divulga nomes vips, artistas e formadores de opinão. O carnaval está no seu roteiro há 17 anos. Dois deles assessorando o Salgueiro, e lá se vão 15 anos no camarote da Brahma. Seu nome está sempre ligado ao que há de melhor, este ano com dupla função na Avenida, já que seu cliente Roberto Carlos vai ter camarote e desfilar…

Nestas últimas semanas, Kassu tem dormido média de quatro horas por dia, por conta da ida do Rei à Sapucaí. São cerca de 30 jornalistas que atende diariamente e mais os convidados que vai levar para o camarote…

Como serão dois camarotes, Kassu (seu nome é Poder) vai ao da cervejaria Brahma no domingo, para receber os convidados que tem lá, mas irá também ao camarote do Roberto Carlos, para receber a imprensa, caso ele dê o ar da graça. A segunda-feira de carnaval vai ser dedicada a RC, da concentração ao desfile, até o camarote. Verdadeira maratona, por conta da alta concentração de fotógrafos e fãs…

Para segurar a onda e não deixar a peteca cair, Kassu, nesta época, pratica uma alimentação mais leve, à base de verduras, carne branca, frutas, água de coco, ginseng e pó de guaraná. As caminhadas na praia também garantem maior resistência…

ivone Kassu Alcione e RC As poderosas do carnaval

Ivone Kassu com Alcione e Roberto Carlos

A LIÈGE

Outra que abala as estruturas da Sapucaí é a poderosíssima Liège Monteiro. Há mais de 10 anos convida para o carnaval. Começou no camarote da Brahma, passou pelo da Antártica, com Nizan Guanaes, com quem também fez o camarote do IG, até chegar ao da Grande Rio. Se o Rio é sua praia, Salvador também não fica atrás, e Liège fez, por dois anos seguidos, a lista de bacanas do trio da Margareth Menezes e do camarote Ação Evento. Ela bota mesmo pra quebrar!…

Este ano, a vontade de fazer bonito na Sapucaí é ainda maior, por conta do incêndio que destruiu fantasias e carros de sua escola: “É um carnaval da superação, mas tenho certeza de que faremos um desfile emocionante e teremos um camarote repleto de gente bonita”, diz a promoter…

Quando é chegada a hora de negar um convite, Liège diz que “é necessário chamar à realidade”. Pois nada que pior que um convidado pedinte, do tipo que quer ir e ainda levar um monte de gente. Outro convidado que ela evita é o mau-humorado, que não combina com a alegria do carnaval…

Neste item festivo, Liège tem uma lista preferencial de nomes de alto astral que garantem uma Sapucaí cheia de brilho, como Ana Hickmann, Susana Vieira, Wolf Maya, Cris Vianna, a rainha da bateria, e Luan Santana

Superação + força + disposição são os ingredientes do sucesso de Liège, que também assina a lista do tradicional ensaio da Grande Rio, no Monte Líbano, e da feijoada da escola de samba…

Liège Monteiro foto de Cris Isidoro As poderosas do carnaval

Liège Monteiro (foto de Cris Isidoro)

A PRISCILA

Outra poderosa é Priscila Borgonovi. Sempre com uma lista interminável de vips à sua disposição, nesses oito anos construindo sua carreira carnavalesca no Rio de Janeiro. Do camarote do Grupo Schincariol ao camarote Devassa. Sem esquecer do camarote Hering, no bloco Arrastão do Carlinhos Brown, em Salvador, na Quarta-Feira de Cinzas. Ela também tem em seu currículo uma galera bacana para o primeiro ensaio do Monobloco…

Priscila foca no que o cliente deseja, e este ano a ordem no camarote Devassa é deixar o ambiente total fresh. Como conseguir isso? “É só misturar bem os nomes do mailing e agregar os grupos diferentes”, explica…

Alto astral, linda e competente, a promoter conta que não segue nenhuma dieta especial ou exercícios para manter o pique: “Não me preparo antes, afinal não sou rainha de bateria (rs)”. Muito pelo contrário, ela pouco dorme neste período: apenas quatro horas por dia…

Para manter sempre os amigos em sua lista, é fundamental ter simpatia e gostar do que faz. Priscila, em seus eventos, recebe e conversa um pouquinho com cada um de seus convidados, como faria se estivesse em sua casa. Até porque conhece todos de sua lista e mantém um relacionamento pessoal com a maioria…

“Minha sócia, Fabiana Kherlakian, sempre diz que eu nasci para fazer isso, não é nenhum esforço. Pelo contrário, quando chego na Avenida é um alívio ver o resultado do meu trabalho”…

priscila borgonovi 1763 As poderosas do carnaval

Fabiana Kherlakian e Priscila Borgonovi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *