‘Arautos do Pânico’ anti Copa deveriam ressarcir os prejuízos causados à nossa economia

Os botequins cariocas estão cheios. As filas dos supermercados são imensas e lembram corredores da ONU, onde todos os idiomas são falados e ouvidos. Gringos em todas as direções, empurrando carrinhos diante dos caixas. Porém, do comércio dos shoppings eles passam longe. As lojas dos ditos “quadriláteros da moda” estão vazias. Os salões de cabeleireiros, às moscas.

Verdade é que a massiva, sistemática e histérica campanha interna contra o Brasil, nos meses que antecederam a Copa do Mundo, em nossa mídia, nas redes sociais, no boca à boca, num evidente e muito bem articulado projeto, coisa de profissional, surtiu o efeito esperado: repercutiu, contaminou os sites, o noticiário internacional de credibilidade, afugentando o turismo estrangeiro com maior poder aquisitivo, receoso da violência, e causando estragos em vários setores da economia.

Para o Rio de Janeiro, não vieram os anunciados transatlânticos, que abrigariam os “turistas excedentes”, dos quais a hotelaria carioca, carente em número de leitos, “não daria conta”. Alguém viu?

Grande parte dos que investiram em reformas, pretendendo lucrar com gordos alugueis de aparts ‘vip’, penthouses sofisticadas, apês com vistão, ficou a ver navios. Não houve a enorme procura que se imaginava.

Vieram os trailers, utilitários, vans, tendas, mochilas. Veio o Turista simpático, jovial e alegre dos kitinetes alugados, do dinheirinho contado para o dia à dia, que o carioca criativo logo apelidou de Durista.

Nada contra. Faz parte. Eventos esportivos como a Copa do Mundo atraem o turismo de massa. E esta Copa das Copas tem o charme especial de fazer brilhar os países da América do Sul, com torcedores entrando motorizados por todas as nossas fronteiras.

Porém, as agências se queixam de que os pacotes turísticos formatados não tiveram a saída pretendida, e agora eles são oferecidos, junto com as passagens aéreas, com tarifas reduzidas em até 40%, para a atual e a próxima temporadas. É o que dizem os jornais!

O ambicionado retorno com os gastos dos estrangeiros, atraídos pela Copa, ficará bem aquém do que outros países lucraram em suas Copas, quando viram lojas entupidas, fervilhando com turistas gastadores.

Quem vai ressarcir o nosso comércio, o nosso setor turístico, o nosso país? A turma do #nãovaitercopa? Os partidos de oposição? Os celerados, que passavam dia e noite em campanha no Facebook e no Twitter contra a nossa Copa do Mundo? Os Emissários do Pânico, que faziam “terrorismo” anti Copa via email? Os Arautos da Catástrofe, prenunciando que a violência ia eclodir, os aeroportos explodir e os estádios ruir? Aqueles que atribuíam todas as mazelas crônicas do país à Copa do Mundo, porém só se aperceberam disso às vésperas de ela acontecer?

Por que não iniciaram a campanha #nãovaitercopa ao primeiro movimento para trazer a Copa? Ou logo após o anúncio do Brasil como país sede ? Por que começaram a campanha justo no ano da Copa, isto é, ano da Eleição?

Seria o caso de perguntar: os responsáveis e diretamente interessados nessa campanha, que causou tamanho prejuízo à economia do país, a seu comércio, à sua indústria turística, enfim, a nós, vão nos ressarcir?

64 ideias sobre “‘Arautos do Pânico’ anti Copa deveriam ressarcir os prejuízos causados à nossa economia

  1. Totalmente de acordo em cumprir com a minha, possível, responsabilidade. Uma vez abertas e auditadas todas as contas do COL, além da devolução aos cofres públicos de todas as isenções, dadas a FIFA, as Certidões CIDs oferecidas de mão beijada pela prefeitura de São Paulo aos administradores, BRTRUST, para a construção da Arena Itaquera, alem dos empréstimos inúmeros e sem nenhuma esperança de retorno, tirados do caixa popular, via BNDS.

    Quanto a parte esportiva, só tenho a parabenizar os atletas e suas comissões técnicas pelo excelente nível futebolístico apresentado, tornando esta vigésima edição da Copa do Mundo de Futebol, uma das mais emocionantes dos ultimos tempos.

    Um bom domingo a todos os amigos do bloog

    Dodô da Bahia

      • Eu acho que a senhora não foi ao Maracanã. Um edifício bonito por dentro e não há suporte para as pessoas que querem chegar lá e tem um impedimento para caminhar (como eu!).
        Não há apoio para as pessoas com muletas ou cadeira de rodas, a estação de metro não tem elevador ou escada rolante os táxis não são permitidos…..
        As pessoas estão mais interessadas em ficar bêbada do que o jogo porque Brasil vendeu sua alma para as empresas de cerveja e os fãs ficam bebeu e mijar e vomitar em todos os lugares. Se você acha que estes são bons resultado você é tão delirante como quando apoiou Dilma como presidente ………..

      • Pobre Hildegard,

        Pobre em seu comentário politico.
        Uma copa mais cara que as três anteriores juntas, obras da copa que ficarão para depois da copa.
        O espetáculo dos atletas, da busca pela taça não pode servir de cortina para encobrir suas falacias.
        Engraçado ler tal comentário, pois o que esperava, que não iria ter a copa? O torcerdor veio sim, veio com alegria, com disposição a enfrentar desafios, com sorriso no rosto, ou quando viaja a Marrocos, china, africa, cidades com pouca infra-estrutura fica de cara mal humorada?
        Contudo a abertura com muitos lugares vazios grandes jogos com lugares vazios, é incomum.

        • Pobre “engenheiro sampaio”.

          Iludido com as “verdades” de uma tão “limpa” que até envolvimento de parte dela com o Michael Corleone brasileiro, o tal Cachoeira, foi descoberto por uma CPI no Congresso Nacional!

          O que “não pode servir de cortina para encobrir (…) falácias” são números inventados por opositores ressentidos com o incontestável sucesso da Copa do Mundo trazida por Lula e construída por Dilma!

          Os “desafios” que os arautos do atraso neoliberal “martelaram” nas mentes dos incautos consumidores de uma mídia podre foram os aeroportos cujos investimentos do Governo Federal foram um absoluto sucesso, o transporte para os estádios que ocorreu sem atropelos pelas diversas obras realizadas e pelo costume dos europeus em usar o transporte público e da hospedagem que foi mais do que suficiente para a demanda da Copa.

          O que é “incomum” é negar a lotação dos estádios contrastando com as imagens da televisão e a venda de tickets, a maior de todos os tempos em seguida a Copa dos EUA pois aquele país usou estádios de beisebol e futebol americano gigantescos quando sediou o Mundial.

    • Empréstimos sem nenhuma esperança de retorno ? Você também é contra as isenções e empréstimos a preço de banana dados para salvar Bancos ? Quanta bobagem meu Deus, e logo de um conterrâneo.

      • Empréstimos sem nenhuma esperança de retorno? Você deve estar confundindo a Copa do Mundo com o Proer, de FHC, que entregou R$50 bilhões a banqueiros falidos e o Tesouro não foi ressarcido em um único centavo.

    • Vc demonstra boa vontade, mas profunda ignorância no que comenta.
      Isenções fiscais é algo absolutamente comum em situações como esta. Acontece comumente no Brasil e em outros países. Como é assim, por que essa implicância com a FIFA?
      Com relação à Arena Corinthians, o Brasil deveria agradecer ao Corinthians que assumiu custos não combinados inicialmente. Quando o dinheiro do BNDS foi liberado, a Arena já estava praticamente pronta. O Corinthians teve que arcar com os juros muito superiores ao financiamento prometido.
      Não foi usado um único centavo dos CDI propiciados pela prefeitura de São Paulo. Aliás, esses recursos decorrem de uma lei municipal antiga e que nada tem que ver com a Copa ou com o estádio do Corinthians. Vale para qualquer empresa que se instalar na zona leste de São Paulo.
      Quanto a char que o empréstimo não será pago, você simplesmente se apega a uma possibilidade, desconsiderando totalmente a realidade. Vc desconhece o potencial econômico do Corinthians. Procure se informar melhor. No mais, passar bem.

  2. Quem manda cobrarem aqui preços mais caros que Londres? Serve de castigo para aqueles que desde há muito lucram cobrando 7, 8 reais por um café, 30 reais um lanche simples, 50 reais uma camiseta vagabunda. Brasileiro é quem tem compulsão a compras e deixa bilhões la fora.

    • Excelente comentário. Quem achou que ia ficar milionário com a Copa, se ferrou. Principalmente os cariocas com seu oportunismo.

  3. Eu acredito que temos que cobrar nas urnas da oposição, e de certa TV boicotando seus programas por um mês e os demais programas e shows de alguns artistas para eles sentirem no bolso este prejuízo.

  4. Cara colunista, minha admiração por você só tem aumentado à medida em que suas publicações retratam realidade e verdade. Sem dúvida esta conta tem que ser cobrada do PSDB, haja vista o momento e o puro apelo político explorado. Solidariamente a grande mídia brasileira é responsável mais uma vez por causar um prejuízo incalculável ao país, tanto econômico, quanto à imagem do mesmo, esta pela menos, o evento por si só recuperou a tempo.

  5. Ótimo seu comentário, foi uma “chilena” nos “urubulinos”. Parabéns Hildergard Angel.

  6. Os prejudicados diretamente são os próprios causadores do movimento #nãovaitercopa, a midia tendenciosa e a elite golpista que juntos são a oposição ao governo, kkkkk o feitiço firou contra o feiticeiro kkkkk agora aguente o seu prejuízo.

  7. Muito bom!! Amo os “Duristas”. É o Pig cada vez mais desacreditado… Desculpe -me mas bem feito para quem acreditou!!!!!

  8. Voce é minha alma gêmea!!! E a da maioria dos brasileiros, que não estão preocupados porque as “empregadas domésticas” agora tem os mesmos direitos dos outros trabalhadores e podem levar seus filhos no Beto Carreiro! E a “Classe C”, pode comprar à prestação uma TV igual a nossa! Assino em baixo tudo q voce diz aqui, até porque muita coisa eu já tinha escrito no meu FBK !!!Sou Nacionalista como meu pai, e tudo que é bom e positivo pro Brasil eu aprovo e fico feliz, não importa quem proporcionou !!Aos “derrotistas” fica a vergonha de terem sido #mariavaicomasoutras..

  9. Ja disse Mario Quintana, “Os que atravancam meu caminho passaräo, eu passarinho…!” os protestos e os #Näovaitercopa explodiram na europa como cheiro ruim avisando que existia algo de podre no Reino de Pindorama….a Televisäo Alema mostrava tanta coisa ruim por causa da Midia, da “GLOBALIZACÄO DA INFORMACAO1″ que o site do Ministerio das relacoes exteriores alemao chegou a Publicar informacoes de seguranca e classificar o Brasil no mesmo POSTO de países de Guerra.-.-.. isso sem falar de programas onde ensinavam o povo como reagir a ASSALTOS….uma tristeza…. é daquelas coisas que näo vale mesmo a pena falar….Perdemos a OPORTUNIDADE; o Bonde que passou…poderiamos ter MUITO MAIS TURISTAS de todas as classe….e a culpa é do Brasileiro, o que posta tudo nas redes sociais sem procurar saber se é verdade ou mentira….o mesmo POVO que se diz religioso, esquece com uma facilidade danada o que o Deus escreveu com o dedo dele numa PEDRA…..”nÄO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO; ” o famoso näo caluniaras….hoje poderia ser interpretado como näo postaras nada contra teu irmao, teu pais….sem que TENHA TODA A CERTEZA…e a mentira abunda e traz seus prejuizos a todos….UMA TRISTEZA GERAL….

  10. Estou chateada por que NÃO pode mais COMPARTILHAR a suas Colunas no FBK,como sempre faço! O que houve???

      • Quando a gente clica para compartilhar a tela de compartilhamento fica abaixo das letras do post seguinte, logo, quando a gente clica em “compartilhamento” não compartilha… (Desculpe a justificativa tão pobre tecnicamente, mas é assim que aconteçe.)

  11. Hilde, sinceramente, estou mais preocupado em quem vai ressarcir o BNDES dos gastos feitos em estádios. Continuo com a certeza que para receber uma copa de mundo um país precisa primeiro ter EDUCAÇÃO, todos sabem que vc é simpatizante do partido da situação e o defende sempre que pode mas esse problema é muito mais antigo, não vejo nada mudar no Brasil. Continuamos a ser o que sempre fomos : um país de terceiro mundo com educação de quinto. Veja só os episódios das vaias. Vaiam presidente, vaiam hino nacional dos visitantes …o que mais precisamos para atestar para o mundo que somos mesmo mal educados e ponto?.Não importa a se elite ou não.

    • Quando o BNDS financia a GLOBO, a VIVO , A TIM, entre outras empresas, a sua preocupação com EDUCAÇÃO não existe?
      Por que esse preconceito para com o futebol?

    • Desculpe meu caro, mas você está confundindo EDUCAÇÃO com transmissão de conhecimento. Essa educação a que você se refere no seu texto se aprende em casa, com a família. Não nas escolas, onde vamos para adquirir conhecimento. Não é na escola que precisamos aprender a respeitar uma autoridade, um outro país, enfim as pessoas. Realmente estamos carentes de boas escolas, mas essa falta de educação ai é reflexo de pais que não estão nem ai para educar seus filhos.

  12. E quem vai ressarcir a gente dos bilhões desviados da Copa? Dos bilhões mal gastos? Dos bilhões roubados da saude, da educação??? Muito simples dizer que os Black Blocks ou que as manifestações custaram $ ao Brasil, quando é obvio que não custaram nem uma fração do que a mafia da Copa e do Brasil em geral, nos custam diariamente. Midia comprada!!!!

    • Que bilhões desviados são estes de que vc está falando? Que eu saiba não existe nem mesmo um relés inquérito aberto quanto a isto.
      Vc é capaz de me informar de algum?

  13. Pois muito bem…Sra!
    A Elite para ocupar os Hotéis 5 estrelas…não querem ver nossos Hospitais sem Serviço Padrão FIFA !!!Favelas Carentes!!! Escolas de chão batido!!! Preços Abusivos de comida….Só os passageiros de Transatlântico podem pagar!!!
    Por Favor, minha Prezada Sra. Hildegard…
    Vamos agradecer a Deus pelos Duristas…que pagaram!!!

  14. Não entendo. Ressarcir o que? Desde quanto temos que ressarcir possíveis lucros projetados do comércio, da indústria ou dos serviços? Ah, faça-me um favor, né? de saco cheio de teorias da conspiração.

  15. adoro seus comentários, sou hexa fã, e sempre os compartilho no facebook. a direita raivosa através da mídia rancorosa deveria pagar indenizações sim e multas por calúnias.

  16. ZUZU É MODA E BELEZA, CIDADANIA E CONSCIÊNCIA SOCIAL.

    Uma mulher criadora, Estilista costureira valorosa.
    Incansável trabalhadora, uma Guerreira Vigorosa.
    Uma Dama de toda pureza, Mãe generosa sem igual.
    Zuzu é moda e beleza, cidadania e consciência social.

    Filho Stuart é aprisionado, a tortura faz assassinar.
    Tem o Peito apunhalado, por todo sempre vai lutar.
    Maravilhosa pra toda proeza, capaz do excepcional.
    Zuzu é moda e beleza, cidadania e consciência social.

    Combateu a Ditadura, não fez a sua vida poupar.
    Não perdeu a sua ternura, Mãe mulher leoa a lutar.
    A coragem e nobreza, a denunciar a tirania federal.
    Zuzu é moda e beleza, cidadania e consciência social.

    O que se guarda é Amor, a vida é rápida a passar.
    Vai revelar destemor, em quem pelo Direito Lutar.
    Alma de toda lindeza, de pela Justiça no mais total.
    Zuzu é moda e beleza, cidadania e consciência social.

    A partir da simplicidade, ela enfrentou a imensidão.
    Elevou a Nacionalidade, que fora jogada no chão.
    Resistiu como fortaleza, e virou Bandeira Nacional.
    Zuzu é moda e beleza, cidadania e consciência social.

    Mãe e filho pela Nação, são um rastro de esperança.
    São luzes de redenção, Luzes de bem-aventurança.
    No rosto tinha tristeza, sobressaia a beleza do ideal.
    Zuzu é moda e beleza, cidadania e consciência social.

    Covardemente sacrificada, mais vive em todo sonhar.
    Hoje presença abençoada, é força a nos impulsionar.
    Grandiosidade e singeleza, poderosamente maternal.
    Zuzu é moda e beleza, cidadania e consciência social.

    Faz Impulsionar a gente, e por amor nos engajar.
    Esta em tudo presente, faz a terra e gente avançar.
    Hoje ficou sua luz acesa, atingiu o plano universal.
    Zuzu é moda e beleza, cidadania e consciência social.

    Azuir e Turmas: do Social da Unicamp, Campinas, SP, Amigos de Rocha Miranda,
    Rio de Janeiro, RJ e de Amigos de Mosqueiro, Belém , PA.

  17. Discordo, Hilde. Além de ressarcir os prejuízos que causou a elite arrogante, terrorista e desconectada da realidade brasileira precisa começar a estudar história da França e da Russia. Caso contrário acabará sendo exterminada como a elite francesa em 1789 ou russa em 1917. Ha, ha, ha… Pequena perda, diremos.

  18. Nunca vi um texto tão patético para defender o fiasco financeiro da Copa como este!

    A senhora está totalmente por fora da realidade brasileira. Deveria dar um rolezinho nas cidades que não tem jogos da copa para ver que os comerciantes de lá também estão tendo grandes prejuízos.

    Se liga minha senhora. Não tente colocar a culpa do fracasso financeiro da copa nas costas de quem só quer o bem deste país!

  19. Admirável texto… porém não concordo em sua totalidade. Tô me lixando pra alta elite e seus lucros. O Brasil não vai quebrar por conta disso. Daqui há pouco começa a campanha bolsistica da Dilma. Bolsa Família, Seguro Safra e mais que puderem criar. Aí sim, vão ter gastos….e muitos. Acho ridículo viver num país que valoriza um esporte que sacrifica a formação humana e profissional e a saúde dos seus filhos para se expor ao mundo. Fds a mídia de massa que lucra com seus ídolos idiotas, fds jogadores que lucram com suas imagens superdimensionadas, fds.

  20. Ler bobagem é sempre divertido. Eis aqui mais uma pra me divertir. De acordo com a articulista, os brasileiros que viram R$ 48 bilhões de recursos escassos do país serem jogados no lixo são os responsáveis pelo retorno negativo do investimento, coisa que as cabeças pensantes alertam desde 2007, quando o néscio Lula fez a jogadinha política que ele imaginou genial para coroar o período petista à frente do governo. Então tá … vai morrer junto com seu partido do coração em outubro

  21. Sebastiao Galdino SantAna Quero cumprimenta-la pela lucidez e patriotismo nos estamos precisando de muitas cabeças pensantes como a sua para mudar os conceitos pejorativos que conseguiram absorver dos boatos insanos e propositais das mídia que imperam no Brasil, subsidiados por forças ocultas como disse Jânio Quadros ou que forçaram Getúlio Vargas a se suicidar, tudo com finalidade de implantar seu domínio econômico em nosso país por anos e anos. Além de estarem solapando dentro de nossas fronteiras nossas riquezas minerais, fitoterápicas e ultimamente as reservas. petrolíferas. Faço-lhe, pelo seu prestigio, nacional, sugestão em criar um escudo patriótico, com o maior numero que conseguir de pessoas que tenham, também seu ponto de vista, para e conscientizar o povo brasileiro de nosso valor e orgulho de sermos sem sobra de duvida um dos melhores do mundo.
    4 min · Curtir
    Sebastiao Galdino SantAna
    Escreva um comentário…

  22. Parabéns pela forma clara e objetiva como expõe a sua lucidez e visão crítica do que essa turma belicosa pretendeu e ainda pretende fazer com o nosso país em ano eleitoral.

  23. acredito que ninguém deixou de vim ao Brasil por causa dos protestos, a mídia internacional pouco cobriu esses episódios, na verdade o que houve foi uma expectativa exagerada, fez-se uma propaganda em cima do possível retorno financeiro que a Copa poderia trazer a nossa economia, apenas uma previsão, e isso foi coisa de gente que queria exatamente queria justificar porque investir tanto numa evento de 1 mês, o retorno não veio e dai? já era esperado. De resto eu pergunto, quem vai ressarcir o contribuinte pelos bilhões investidos nessa Copa???

    • Antes de mais nada: parabéns Hildegard! Mandou bem!
      Quanto à imprensa internacional, não só apresentavao o Brasil o tempo todo com imagens de ônibus pegando fogo e jovens encapuzados semelhante aos manifestantes do Cairo, como alguns jornais designaram a tarefa de capturar este tipo de imagem a seus fotógrafos de esportes. Na imprensa holandesa um repórter escreveu que não conseguiu ver nenhum destes incêndios, mas ficou surpreso com o clima de festa. A imprensa alemã que adora fazer matérias em favelas (nada contra, pois grande parte da população urbana aí está), entra nos barracos e entrevista moradores, só que a câmara revela, sem o querer, o que há na casa: máquina de lavar, telefone, criança brincando com celular, cozinheira de unha pintada….Aquela imagem de mortos de fome (mesmo tendo uma das maiores secas já existentes no nordeste do país) se desfez. O Brasil mudou! Isto nao quer dizer que resolvemos todas nossas dívidas sociais. Há muito por fazer. Mas nunca o povo esquecido e só lembrado nas eleiçoes, teve tanta política pública a seu favor,

  24. Coitados dos megaempresários das grandes marcas e das grandes redes de hoteis que não lucraram com a copa por conta daqueles que resolveram se rebelar – antes tarde do que nunca? – quando a eleição do Brasil pra sediar a Copa já tinha sido decidida. Coitada da grande burguesia, como sofre.

  25. Em Londres foi a mesma situação durante as olimpíadas, falaram tanto em caos nos aeroportos e no transporte publico que os turistas desapareceram, gerando uma queda de 30% no movimento do comercio local durante aquele mês. Ninguém viu e nem vera restituição deste dano a economia.

  26. Cara senhora, discordo em alguns de seus pontos de vista, creio que se prestarmos bastante atenção, fizemos apesar de todos os “arautos” apontados, um belo marketing, nos expusemos como brasileiros e demos respostas às normas e cuidados para uma estadia segura aqui no Brasil. Lembro que apontar o dedo para alguém num teclado é meio “fofoqueiro”…sugiro à Senhora e seus simpatizantes um reestudo de estratégias…afinal preços “estuprantes” de alguns não fazem sucesso em lugar algum…e acredito que é preciso mostrar o produto tangível e com uma qualidade da qual talvez o banco de escola traga muitas novidades.

  27. Como pode, ainda ter pessoas querendo falar inverdades sobre a copa e seu sucesso, que só não é maior, justamente por existir esses “trapalhões interesseiros”. Que espalham sobre o mal andamento da saúde, “não querendo” enxergar que os números aplicados na saúde e educação são comprovadamente muito maiores do que os gastos com a copa. Teremos a chance de ver em propagandas eleitorais toda essa mentira. Isto é; se os mesmos ditadores e mandões do País, não calar esta voz também.Os mesmos “não vai ter copa” são os que assitem, e que vibram com ela. E como pode ter pessoas que se deixam levar pelas propagandas maldosas anti Brasil, dando aval a alguém que não terá a mínima competência pra melhorar qualquer coisa neste Brasil? E ainda; como pode ter pessoas que acreditam que temos aí, alguém melhor que a Presidenta Dilma? Sinceramente, é uma pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *