Amy Winehouse, trágica ao longo de todo o seu tempo

O post que vocês verão aqui abaixo deste comentário não é novo. Ele foi feito quando Amy Winehouse veio ao Brasil. Sua “re-publicação” é uma homenagem deste blog à cantora, que foi trágica ao longo de todo o seu tempo de sucesso, pois, antes disso, quando tinha uma imagem e uma atitude mais comportadas, ela não conheceu a glória, apesar de seu grande talento. Foi preciso Amy incorporar um look de drug addicted, na linha da loucura, para o público admirá-la e reconhecer seu talento, que sempre existiu, mesmo antes daquele cabelão-torre e do delineador grosso nos olhos…

O marketing da alcoólatra e da drogada escrachada valeu-lhe a fama e a morte. Ela foi imolada aos pouquinhos, ao longo dos escândalos e das overdoses, dos seus vexames no palco, dos shows não concluídos. Amy vendeu o pacote da “cantora problemática”, que lhe valeu muitos milhões, muita mídia, uma fama imensa e para quê? Para viver 27 anos! E podem debitar isso na conta do lobby das drogas, que glamouriza a cocaína, a heroína, o crack, mitificando os que se entregam a esse tipo de “auto-crucificação”. Como se a morte desta forma terrível fosse parte indispensável do pacote…

Infelizmente, Amy não teve a estrutura de um Elton John, que conseguiu ultrapassar sua fase negra e viciada, reinventando-se, o que permitiu a ele ser moderno, transgressor e corajoso sem precisar das drogas. Mesmo dispensando a aura de “viciado”, Elton se tornou uma liderança de comportamento no mundo, rompendo preconceitos contra o homossexualismo, preconceitos de que o gay não pode casar, não pode constituir família, e ele se casou e teve um filho!…

Que Amy, uma grande intérprete de soul e jazz, em vez de valer como exemplo e referência, seja vista como uma vítima desse mundo cão que glamouriza a tragédia das drogas. Vade retro, mundo cão!…

.

Vejam a matéria postada no dia 9 de janeiro passado…

AMY WINEHOUSE, DIVA IMPACTANTE TANTO NA MÚSICA QUANTO NA MODA

Não se fala em outra coisa: Amy Winehouse está no Brasil! A cantora fará uma série de shows. Um já aconteceu ontem, em Floripa, e nos dia 10 e 11 será a vez do Rio de Janeiro curtir o vozeirão da musa soul do século XXI…

Apesar de já ter enfrentado muitos problemas com drogas e frequentado, por diversas vezes, clínicas de reabilitação, o talento da cantora é indiscutível. Mas há ainda outro quesito em que ela exerce fascínio sobre seus fãs: o visual…

A cantora já havia lançado o álbum Frank, em 2003, antes de Back To Black, em 2007. Mas o sucesso do trabalho anterior nem se compara ao de 2007, quando Amy apareceu para o mundo com seu penteado pomposo, olhos fortemente delineados e inúmeras tatuagens. Portanto, vocês hão de concordar que a mudança de look contribuiu bastante para dar uma guinada na carreira da cantora. Comparem…

Amy Winehouse Amy Winehouse, trágica ao longo de todo o seu tempo E aí? Preferem Amyzinha antes ou depois? Independente da resposta, nossa musa passou a bombar ainda mais quando adotou o segundo visual… Fotos: reprodução

O mesmo podemos dizer de cantoras como Lady Gaga, por exemplo, que tem por trás de seus looks o stylist Nicola Formichetti...

Mas, ao contrário de Lady Gaga, a originalidade do visual de Amy Winehouse vem de sua própria autoria. A cantora não conta com stylists para se vestir, apenas com um hairstylist, Alex Foden, que cria seus apliques de cabelo, mas que afirma que a ideia de usar o penteado pomposo foi ideia da própria Winehouse…

Dizem por aí que Amy se inspirou no estilo de Maria Callas, mas acredito que não foi intencional. Callas é apenas uma de suas inúmeras influências, como as divas soul dos anos 60. O que Winehouse fez foi juntar tudinho em um caldeirão e deu no que deu, mais do que original: a própria Amy! Seu estilo é um mix do vintage com o moderno, do rock’n’roll com o soul, 50’s e 60’s com uma pitada de sensualidade (vide os decotes de seus vestidos justinhos)…

Seu make e o cabelos exagerados se contrapõem com looks mais básicos. Na maioria das vezes, a cantora opta por usar shortinhos, calças jeans com a barra dobrada, com sapatilhas de ballet, que, aliás, são uma marca forte no estilo de Amy…

Amy Winehouse 2 Amy Winehouse, trágica ao longo de todo o seu tempo

Fotos: reprodução

Winehouse também gosta de vestidinhos ou saias de cintura marcada, numa onda meio 50’s, quase sempre combinados com sapatos peep toe ou com suas inseparáveis sapatilhas…

Amy Winehouse 3 Amy Winehouse, trágica ao longo de todo o seu tempo

Fotos: reprodução

Os lenços amarrados no cabelo também são outra marca da cantora…

Lenços Amy Winehouse Amy Winehouse, trágica ao longo de todo o seu tempo

Fotos: reprodução

Ano passado, Amy demonstrou sua aptidão para a moda ao desenvolver uma linha de roupas para a marca Fred Perry. A diva diz que já era fã da grife (famosa por suas camisas pólo clássicas) há muito tempo e ficou super feliz com o convite.

Abaixo, algumas fotos da linha que Winehouse desenvolveu para Fred Perry, estreladas pela própria cantora…

Amy para Fred Perry Amy Winehouse, trágica ao longo de todo o seu tempo

Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.