A VISITA À SENHORA TÔNIA CARRERO

Fui fazer uma visita à Tônia Carrero em seu apartamento no Leblon. Isso foi há algumas semanas. Saí de lá tocada e realmente mobilizada com a carga intensa de sentimentos múltiplos que aquela visita a uma amiga querida, mais distante do que próxima, me motivou. Amiga que encontrei calada todo o tempo, porém presente. Depois, escrevi a ela uma carta, que entreguei com flores em sua casa. Eu não esperava nem pensava em publicá-la. Pensava guardar na intimidade, a intimidade de Tônia, este momento que ela vive, protegida, com o filho e o guardião Leonardo, no belo apartamento do Leblon. O momento da velhice. Uma velhice gloriosa, porque amada e muito bem cuidada. Mas vejo que há notícias sobre isso nos jornais e declarações dadas pelos familiares. Tônia sempre foi transparente. Assim como sua família é. Isso é bonito. Aqui vai minha carta para Tônia. Querida Tônia. Depois d’A VISITA.

A VISITA

“Tônia, escrevo-lhe para agradecer e me penitenciar.
Os americanos dizem “never explain, never complain”.
Há tempos me aflijo por ainda não lhe ter feito uma visita.
Você, que sempre me cobriu de carinhos e atenções.

A maior e mais tocante delas: o Retrato. Que me chegou em casa assim da mesma forma que ontem me senti chegar na sua: inesperada, surpreendente e merecendo cálida recepção.

O Retrato, embrulhado em plástico bolha, foi deixado em minha porta como um presente seu. Ao abri-lo, encontrei Stuart, meu irmão, encenando sua Paixão, personificando o Padroeiro da Cidade, São Sebastião do Rio de Janeiro, com uma flecha no peito e o Pão de Açúcar como cenário, num ambiente todo roxo, essa eterna quaresma que corre dentro e paralela à minha vida, a todas as nossas vidas, desde o acontecido.
Um quadro de Glauco Rodrigues, amigo seu e por diversas vezes ouvinte solidário do sofrimento de minha mãe. Fiquei tão tocada!

Você, elegante, não fez desse gesto alarde. Por um mensageiro, depositou o presente com delicadeza. Eu, por meu lado, mal educada por tantas décadas de agrados ocos à colunista social, demorei a agradecê-lo. O que deveria ter feito no entusiasmo do primeiro momento. Restando dentro de mim a culpa daquela demora.

Tudo isso para dizer, Tônia, que a encontrei camafeu, Tônia perfil de moeda, mãos adolescentes, pés de gueixa. Tônia perfeitinha e delicada como um Chiparus, na sua poltrona da sala, pêndulo do mais perfeito equilíbrio, no apartamento síntese do que de melhor reuniu no tempo de sua vida.

Nas paredes, os mais belos quadros de Scliar, Carybé, Glauco, o objeto do Farnese, todos seus amigos. No centro da sala, a mulher escultura de Ceschiatti, que certamente é você. E, no lugar mais nobre da biblioteca, no suporte onde os religiosos colocam a Bíblia, lá está a revista Manchete tendo, na capa, o famoso perfil de Tônia, junto ao de seu filho e sucessor nos palcos, o jovenzinho Cecil Thiré. A estrela germinava.

Presa no ar, por fios de bicho de seda, a delicada harmonia regida por essa mulher, com sua incrível capacidade de gerar beleza de sua própria beleza. De repercuti-la, faze-la vibrar à sua volta, como se saída de uma caixinha de música, enchendo seu apartamento amplo com o som da vida perfeita, plena, vivida intensa e inteiramente em tudo que foi pretendido e feito, bem feito.

Dama da comédia de costumes, do Vaudeville, do drama. A tragédia, a devassidão, a sofisticação — de tudo soube ser e fazer num palco. Desfilou em cena apoteóticas frivolidades. Mergulhou densa no âmago de ritos esfacelados. Não precisa provar mais nada. Apesar de, em certo momento de sua carreira, alguns céticos lhe terem pretendido negar o  mérito do grande talento, o que seria demais somado à beleza desmedida. Mas Tônia era. Tônia é.

Por fim, a síntese do seu completo êxito depositada no beijo do filho à despedida, ontem. Filho bom, amoroso. Presente. Sem plástico bolha. Ali palpitando todos os dias, cuidando de você, falando com voz de ternura. Também este sucesso!

Bravo, Tônia, você conseguiu em sua vida tudo e mais um pouco!

E muito obrigada ao Cecil, ao Leonardo, por me permitirem ver Tônia.

Muito obrigada a você, Tônia, por escutar paciente, ou talvez impaciente, minha tagarelice de amiga cheia de culpas pelas atenções ralas, jamais correspondentes às tantas vindas de você.

Beijo

Hilde”

23 ideias sobre “A VISITA À SENHORA TÔNIA CARRERO

  1. Parabéns Hilde,pela sua visita,carta (linda) que me comoveu
    Adorei ela no camafeu
    De uma sensibilidade, deu vontade de visitá-la

  2. Emocionante, lindo texto como sempre.Bom saber que ela está bem.Agora alerte aos seus fiéis leitores, e fãs da DIVA TONIA CARRERO,que ela estará de volta na TV, à partir do dia 30 de setembro no Canal VIVA, na super novela “ÀGUA VIVA”!Escrita por Gilberto Braga e colaboração de Manoel Carlos, em 1980, e revelou as paisagens exuberantes do litoral carioca.Tônia era “Stella Simpson”! Eu estou entre os milhares de telespectadores que VOTARAM pela reprise de “Agua Viva”, e não vejo a hora de rever o Rio de Janeiro lindo como era no início dos anos 80,o estilo,o modo de vida etc.. os atores fabulosos, muito já não mais aqui, outros em plena juventude e início de carreira! Vai rolar muitas saudades pra todos e Tônia Carrero, finalmente estará nas nossas telinhas de novo…..

  3. TONIA AMADA POR NOS !!! TONIA MITO SEMPRE SERÁ !! UMA DIVA !! LINDA SUA CARTA !! TONIA MERECE E SEMPRE VAI MERECER NOSSO RESPEITO POR ELA !!

  4. Linda a gratidão, tão linda quanto Tônia Carrero com seus jeitos e trejeitos de uma dama que encantou gerações. Clássica, elegante! Grande gesto Hilde. Que bom, nem tudo está perdido com pessoas educadas como você! Linda carta!

  5. Zuzu Angel sua mãe foi uma forte mulher que não se calou e ficou para a história Brasileira. Eternizou um momento triste de nosso Brasil. Stuart Angel, seu irmão, foi o filho de muitas mães silenciosas que não puderam gritar. Somente agora, com o poder das redes socias posso redigir estas linhas para você Hildegard Angel que mostra muita simplicidade e candura esta homenagem a Tônia Carrero uma atriz fantástica que agora em 2013 venho saber a força de sua interpretação na novela Água Viva de 1980 reexibida com muito sucesso. Anos 70, 80 e 90 foi uma fase linda , de muito sucesso e vocês ficam para a história… Abraços de Maceió-AL

    • se eu nao me engano no que eu li sobre ele, era mais um comunista, somente, e quem sofre é a família!!

  6. O que podemos dizer, como diz a bíblia sagrada é um vapor a vida que se desvanece. Por isso nunca na vida devemos nos esquecer de Deus, pois somos frágeis e a mocidade passa como o vento e só o que permanece é o nosso caráter e as nossas obras que ficaram como exemplo. E tudo o que temos de material nesta vida não é nosso é emprestado de Deus e um dia com certeza deixaremos. Portanto leitores queridos amem a Deus sobre todas as coisas e sigam o seu caminho pois nunca se abalarão quando a velhice chegar. A mocidade e tudo na vida é vaidade.E somente a Deus seja dada toda a honra e toda glória.. Felicidades a toda a família da Tônia Carrero.

  7. Parabens Jornalista Hilde ,que suaves e dignas palavras. Viva Vc … Viva Tonia Carrero

  8. Tônia Carrero, a nossa grande diva e linda mulher que a todos encantou e envolveu com sua beleza estonteante… Dona d’um talento incomparável, d’uma sensualidade e classe preponderantes.
    Sou grande admiradora sua. Diminuo um pouco as saudades assistindo-a em “Água Viva”, pelo canal Viva. Tão bom seria se pudéssemos tê-la de volta às nossas telas.Porém, faz parte da vida o seu afastamento. Uma estrela sabe a hora de se retirar. E você soube fazê-lo com sabedoria e elegância que lhe são peculiares.
    Parabéns a Hildegard Angel pela belíssima carta, dotada duma grande sensibilidade de emoções, tocante em nossos corações.Parabéns pela linda família que você tem, todos solícitos e carinhosos.
    Resta-nos torcer por você, Tônia. Você faz morada constante em nossos corações que te amamos. Sua luz nunca apagar-se-à.
    Beijos.

  9. Pode não parecer, mais sou muito fã de Tonia Carrero. A partir de quando minha mãe comprou o livro da biografia dessa diva, e tambem quando comecei a assistir a novela Agua Viva, adorei a participação da Tonia Carrero, diva que me inspira a seguir minha prifissão futuramente. Parabens Hilde, amei ler essa carta linda

  10. maravilhosa Tonia Carreiro,uma dama,eterna dama!!! de ricos talentos,de rica beleza e caráter!!! e a vc Hilder minha grande admiração como ser humano e profissional!! bjjjs

  11. Jamais vou esquece da participação de Tônia Carreiro, na divertida novela Sassaricando ao lado do inesquecível Paulo Autran e às Divas Eva Wilma e Irene Ravache.Eles deram simplesmente um show de interpretação!!Há bons tempos foi aquele que não voltam mas…….mas com certeza ficara guardado pra sempre na memoria de quem assistiu.Aproveitando o espaço deste bonito e bem feito Blogg: Quero deseja melhoras pra Tônia Carreiro!!

  12. Nossa falando com uma amiga sobre Tônia Carrero nos perguntamos onde esta sera que esta bem,lembranças de quando ela aparecia na telinha com muito charme de uma beleza esplendida hoje sei que ainda vive no Rio junto com sua familia e continua linda e lucida.bjs

  13. Uma mulher maravilhosa …Tonia
    Sua beleza ainda passeia na minha memória adolescente desde de Pigmalião 70
    ( tinha eu 15 anos ) .
    Mulher firme, de leveza nas palavras, olhar e gestos …
    Delicadeza do fio de seus belos cabelos até a ponta dos pés …
    Salve Tonia ontem , hoje e sempre !
    Parabéns Hilde por tão comovente carta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *