A Arte de Sentar com Arte

Um sucesso a abertura de A Arte de Sentar com Arte, mostra dos irmãos Fernando e Humberto Campana, na galeria Luciana Caravello Arte Contemporanea , em Ipanema. Às cinco e meia da tarde começou a visita guiada pelo curador da mostra, Waldick Jatobá, que apresentou cada uma das 11 cadeiras expostas, com nome, sobrenome, o pedigree completo, da escolha dos materiais à concepção criativa e ao local de sua exposição no mundo. Verdadeiro raio x da arte e do design dos Campana brothers…

Além do diagnóstico exato de Jatobá, outra surpresa é a concepção da expo, pelo arquiteto e cenógrafo croata e gato, Marko Brajovic. As cadeiras vão literalmente subindo pelas paredes da galeria. Em outra sala, o ambiente se transforma em caverna, para realçar as cadeiras-bichos dos Campana. As cadeiras-Banquete, Jacarés, Golfinhos e as cadeiras-Bichos de Pelúcia são um verdadeiro zoológico criativo e chique…

Na palestra, Claudia Ferraz, Bebel Niemeyer, voltando da Capadócia, e Tanit Galdeano, três atentas às explicações e deslumbradas pela arte dos Campana. Tanit Galdeano, em fase pós-Momo, não resistiu e levou para casa quatro cadeiras Hurumaki. “Minha sala de jantar tem cadeiras antigas, que pintei de azul turquesa, e vou colocar essas cadeiras entre elas. Vai ficar ainda mais glam”, dizia Tanit, emendando que encontrou a estilista Isabela Capeto no Sambódromo, e esta é a mais nova apaixonada pelo desfile de Escola de Samba. Apresentada à carnavalesca Rosa Magalhães, ficou empolgadíssima. Tanit acredita que vem uma parceria por aí…

Entre as convidadas para a palestra, Patricia Fainziliber, filha dos colecionadores Marcio e Mara Fainziliber e a nova art dealer do pedaço. Deixou seu trabalho em Nova York para aproveitar a boa onda da arte contemporânea nacional, que encanta a todos no mundo. Só para lembrar, a dupla Campana acaba de finalizar o projeto do Café de L’Horloge, no último andar do Museu d’Orsay de Paris, très chic!…

Humberto e Fernando Campana chegaram às seis e quinze e a exposição já estava repleta de admiradores. Entre eles, Georgiana de Moraes, Naji Nahas, Miúcha, Patricia Mayer. “Esta galeria é o máximo, parece que estou em Milão no centro do design art”, comparou Patrícia…

Luciana era só felicidade. Antes das nove horas, mais de sete cadeiras, dos mais variados preços, já haviam sido vendidas. A obra de arte ganhou mais uma categoria: o design art. Carlos Alberto e Silvinha Chateubriand, Maria Ignes Barbosa, Vandinha Klabin e uma turma de paulistas que incluía Marcelo Cintra, Silvana Tinelli, Tereza Fittipaldi, Kanducha Zarvos, Ana Maria Carvalho Pinto . Todos brindando com Moët & Chandon...

Patricia Brandão chegou contando que é a mais nova proprietária de um imóvel em Miami e que vai dividir sua vida entre aqui e lá. Depois das nove, o grupo seguiu para a a casa de Nino Camanho, namorado de Luciana Caravello, que ofereceu jantar. Os irmãos Campana se diziam cada vez mais apaixonados pelo Rio. “Adoro passar minhas tardes livres, ir à praia, tomar caipirinha de maracujá no Azul Marinho e andar pela Lagoa”, contou Humberto, que não foi ao jantar para acordar cedo para pegar a praia…

Fernando Campana foi ao jantar e provou as deliciosas comidinhas volantes de Laura Pederneiras, que acabou de chegar de Paris com o seu fiel escudeiro, o maitre Pereira

Também no jantar, o alemão Rolf Fehlbaun, CEO do Vitea Design Museum, que veio para as exposições dos Campana no Rio: no CCBB e na Luciana Caravello Arte Contemporânea. E mais: A designer Mana Bernardes, linda como sempre; o designer gato Zanini de Zanine; o secretário Emílio Khalil, os artistas plásticos Marcos Chaves e Raul Mourão, Bia e Pedro Corrêa do Lago, Angela e Antonio Alberto Gouvêa Vieira. Uma noite repleta de arte e design…

Campana 94582 A Arte de Sentar com Arte

Humberto e Fernando Campana escolheram sentar no chão

E elas não resistiram e experimentaram suas cadeiras preferidas:

Campana 9468 A Arte de Sentar com ArteAlexia Wenk e a cadeira Bichos de Pelúcias

Campana 9473 A Arte de Sentar com ArteMarina Sauer

Campana 9499 A Arte de Sentar com ArteGraça Oliveira Santos

Campana 9513 A Arte de Sentar com ArteSusi Cantarino

Campana 9486 A Arte de Sentar com ArteAna Luiza Rêgo

Campana 9515 A Arte de Sentar com ArteMana Bernardes

Campana 9479 A Arte de Sentar com ArteGeorgiana de Moraes

E mais…

Campana 9495 A Arte de Sentar com ArteLuiz Camillo Osório, Teresa Fittipaldi e Waldick Jatobá

Campana 9502 A Arte de Sentar com ArteVerônica Nieckele e Edgar Moura Brasil

Campana 9504 A Arte de Sentar com ArteNaji Nahas, Luciana Caravello e Wolfio Said

Campana 9481 A Arte de Sentar com ArteMiúcha e Fernando Campana

Campana 9462 A Arte de Sentar com ArtePatricia Mayer, Erick Figueira de Mello, Paloma e Arnaldo Danemberg

Fotos de Sebastião Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *