Uma noite agradabilíssima no palácio, reunindo muitos do Rio elegante

A Casa Cor é daquelas raras iniciativas que se mantêm com sucesso, na continuidade e no prestígio. Fato raro neste país tão inconstante, pouco afeito a cultivar tradições. Deve-se tal fenômeno à obstinação das empresárias e sócias Patrícia Mayer e Patrícia Qüentel, com sua 3Plus, mantendo o projeto, faça sol ou faça chuva, maré mansa ou tempestade, na economia brasileira.

A iniciativa passa ao largo das crises, como vemos acontecer este ano, em que a mídia alardeia recessão e as Patrícias voam em céu de brigadeiro, celebrando 25 anos de Casa Cor, ocupando, desta vez,  não um imóvel apenas, mas uma vila inteira: a Villa Aymoré.

Logo no evento de pré-abertura da mostra, foi divulgado que os empreendedores, que investiram 50 milhões na recuperação das residências, alugaram uma das casas da Villa para o grupo George Soros! Mexe com elas, mexe…

Não são apenas os setores de arquitetura e decoração de interiores, os impulsionados pela Casa Cor. Ganham com ela vários segmentos produtivos e, sobretudo, a própria Cidade do Rio de Janeiro. Não outro foi o motivo de o prefeito Eduardo Paes e Cristine terem cedido o Palácio da Cidade para o jantar de lançamento, adquirindo eles próprios a mesa principal, na noite em benefício do Banco da Providência.

Uma ação entre amigas (e amigos). A ideia da festa partiu de Glória Severiano Ribeiro, durante almoço de aniversário de Gisella Amaral, que neste 2015 não conseguiu levantar recursos para o Arraial da Providência, há 12 anos promovido por ela no Jockey. Glória, ali mesmo no almoço, conseguiu que 25 amigas doassem 10 mil reais cada, garantindo todas elas suas mesas na festa.

Cristine garantiu o palácio. Laura Pederneiras, o buffet. Christina Lips, a decoração. Roberto Cohen, o cerimonial. Nada foi cobrado, nenhum tostão gasto. Com algumas doações extras, foram R$ 265 mil limpos para o Banco da Providência, que, desde sua fundação por Dom (santinho) Helder Câmara, só tem feito o bem e ajudado os pobres. Tudo isso foi contato por Glória ao microfone.

Gisella, que ocupava lugar de hora na mesa oval, sem cabeceiras, do prefeito, sentada no centro, diante dele, enquanto Ricardo estava em frente do governador Pezão, confirmou tudo o que Glória falou e leu a ficha técnica dos que ajudaram.

Dom Orani Tempesta, cardeal arcebispo do Rio, grande homenageado, situado à direita de Gisella, foi chamado pelo prefeito para dizer algumas palavras.

Cavalheiro, o prefeito Paes lembrou-se de chamar também a ex-primeira-dama da cidade, Belita Tamoyo e contar que foram ela e o marido, prefeito Marcos Tamoyo, que adquiriram aquele palácio, antiga Embaixada da Inglaterra, para servir de sede da Prefeitura do Rio. Nem todos se lembravam.

Belita é tipo uma primeira-dama eterna nossa. Todas a amamos forever. Estava muito elegante, de preto do Heckel Verri, em mesa com Serpa e Beth, chiquérrima também, num pretinho de Pierre Cardin, com botão na frente da túnica. Capotante.

“O rio corre pro mar”, foi o comentário geral, quando a jóia “Sara” do sorteio (todas nós mentalizando com o numerito na mão) saiu para… Mariza Coser! A dona das joias mais poderosas do Rio (junto com Angélique Chartouny). Uma pulseira.

Mariza foi receber a prenda ao lado de seu inseparável amor, o Jair, que devolveu a pulseira às promotoras do benefit, para ser rifada em prol do Banco da Providência. Belo gesto.

Não restou outra alternativa ao presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini,           o sorteado em seguida com brinde da Frank Jóias, senão repetir a mesma atitude desprendida e doar seu relógio para ser rifado. Noblesse oblige.

Resta dizer que Lucília Lopes estava um a-con-te-ci-men-to. Todos comentavam como bonita está.

E dizer que a mesa de Maria Célia e Walter Moraes era, além de uma das mais bem situadas, uma das mais divertidas, graças às tiradas espirituosas de Maria Célia, aos comentários inteligentes do desembargador Paulo Espírito Santo e de Leíse e às lembranças do high carioca, de Angela Fragoso Pires.

Uma noite agradabilíssima, reunindo muitos do Rio elegante.

discurso do prefeito.jpg1

O prefeito Eduardo Paes cercado pelas Damas de Preto: Glória Severiano Ribeiro, Cristine Paes, Belita Tamoyo, Patricia Mayer, Patricia Qüentel e Gisella Amaral.

Dom Orani e Ricardo Amaral

Dom Orani e Ricardo Amaral, com a cadeira vaga da Gisella no meio

Beth e Carlos Alberto Serpa (3)

Beth e Carlos Alberto Serpa

sorteio - Jair e Mariza ganham a jóia e fazem doação.jpg2

Jair e Mariza devolvem a joia – belo gesto – para Glória. As Patrícias e Gisella aplaudem

sorteio - senhor, Gloria ribeiro e Patricia MayerO presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini segue o exemplo dos Coser e devolve o relógio ganho no sorteio

Walmar Paes, Tatiana Onfante e Pedro Paulo

Walmar Paes, pai do atual prefeito, Tatiana Infante e o deputado Pedro Paulo – será que teremos este outro jovem casal ocupando o palácio daqui a dois anos?

Stela e Maria Celia Moraes, Hildegard Angel e Leise espirito Santo

Mesa bem situadíssima dos Moraes: as cunhadas Stella Maris Moraes e Maria Célia Moraes, eu (só observando) e a juíza Leíse Espírito Santo

Teca Dunin.jpg1Vejam que graça é a Teca Dunin: chic, sóbria, suave

Roberto Cohen 1

Roberto Cohen, cerimonialista, junto à mesa longa principal

padre Jorjão, Sylvia ururay,Regina ximenez e padre Omar Raposo

 

Padre Jorjão, Silvia Ururahy, Regina Ximenes e Padre Omar

Lucilia Lopes (2)

Lucília Lopes resplandecente

Sonia Simonsen e Heckel Verri

Sonia Simonsen e Heckel Verri

Jair e Mariza Coser

Jair e Mariza Coser

Otavio Rudge , Rubens e Rosangela Vasconcellos e Andrea Rudge

Octavio Rudge, Rubens e Rosangela Vasconcelos e Andrea Rudge

Isis Penido e Eliana Pittman

Isis Penido e Eliana Pittman

Andrea Rudge

Andrea Rudge


Luiz  Pezão, Maria Jardim, Patricia Quentel, Patricia Mayer,  Christine e eduardo Paes e Dom Orani tempesta

Governador Pezão e Maria Lúcia, as Patrícias 3Plus, Cristine e o prefeito Paes, Dom Orani Tempesta

Belita Tamoyo -primeira Dama do Palácio - marcos tamoyo comprou o Palacio em sua gestão

Belita Tamoyo, na escadaria do palácio adquirido na gestão de seu marido prefeito
Beth Serpa (2)

Cardin com um botão na frente

Carlos Augusto Montenegro e Maria PiaCarlos Augusto Montenegro e Maria Pia, linda sempre

Cecilia e Francisco Dorneles

Cecília e o vice-governador Francisco Dornelles, que esta semana lotou o plenário da Alerj na homenagem prestada a ele pelo deputado Zito, com entrega da Medalha Tiradentes, a maior honraria do Estado

Eduardo Paes, Dr Paulo Nemeyer e Gloria severiano ribeiro

Eduardo Paes, dr. Paulo Niemeyer e Gloria Severiano Ribeiro

Heckel Verri e Hildegard AngelHeckel e Hilde

IMG_2083

O speech das patronesses

Wanda Quadra, Ana Batista e Ruth Stern

Wanda Quadra, Ana Batista e Ruth Stern

Palácio São Clemente

Palácio São Clemente

Fotos de Marcelo Borgongino

Heróis brasileiros existem e se fazem lenda do povo, de pais para filhos

As pessoas chegavam com flores, livros, abraços, toda a sorte de oferendas carinhosas. Era como se aquela solenidade de inauguração do busto de meu irmão tivesse significado maior –  dos muitos aniversários jamais celebrados, das exéquias não realizadas.

Era a lacuna de quase 45 anos que tentavam preencher, naquela tarde cinzenta, porém amena, de final de agosto.

Alguém me disse: “Agora a missão está cumprida, encerrada”.

Não, esta é uma missão que jamais se cumpre e se encerra, enquanto os que a viveram tiverem vida, porque é história para ser sempre repetida e recontada, lembrada, até se fazer lenda e ficar entranhada pra sempre na memória do povo, passando de geração em geração.

É a história de um herói do povo brasileiro. Nada mais.

busto flores simone

Simone Rodrigues, a viúva de Ibrahim Sued, deposita suas flores junto ao monumento de Stuart, rodeado por Beth e Carlos Alberto Serpa, o secretário Belchior, o escultor Duvivier, a cantora Eliana Pittman, as irmãs Bogossian, Wilma e Ivette, Francis e eu

busto paulo  cesar

Simone, compenetrada, e, ao fundo, de óculos, Paulo César Corrêa Lopes, primo irmão de Sonia Moraes Angel Jones, minha cunhada também assassinada pela ditadura militar. À direita, o embaixador Marcio de Oliveira Dias

busto solenidade 3

O secretário Marcus Belchior me comove com suas palavras carinhosas e belas

buato zeze barrosa

O secretário Belchior me devolve o microfone para proceder à inauguração do busto. Atrás de mim, a amiga Yone Kegler. À direita, o companheiro de Stuart, de infância, juventude, atletismo, Zezé Barros.

busto audiencia 1

busto audiencia 2

busto audiencia 3

Os amigos assistem, silenciosos, compenetrados, sérios, ocupando o trecho do asfalto da Avenida Pasteur, até a calçada da UFRJ

busto edgar fala

O escultor do busto, Edgar Duvivier, diz algumas palavras

buato zeze barrosa

Declaramos o busto inaugurado, aplausos

busto barriga

Carlos Alberto Serpa (Beth ao lado), com sua vocação de metteur-en-scène, sugere à Eliana Pittman que encerre a solenidade cantando, talvez o Hino Nacional. Ela opta pela Cidade Maravilhosa, dando um tom de alegria ao momento solene. Todos cantam. Grande ideia do professor!

busto palmas

Aplausos para Eliana, a diva sambista polivalente do Rio, filha do grande Booker Pittman

busto chamamento

Em primeiro plano, Alvaro Carrilho e Claudia Bragança.

Antigos companheiros de luta chamam: “Stuart Angel!”, como se fazia nas assembleias políticas. Ventos de emoção no ar…

busto final 2

Admiradores e companheiros sobreviventes à luta atendem ao chamado, erguem os punhos e, juntos, respondem por Stuart: “Presente!”.

Na foto, o cônsul-geral do Canadá, Sanjeev Chowdhury, Chica Dutra, amiga de Zuzu, Roberto Halbouti, Ignêz Costa e Silva, Samuel Aarâo Reis, Dulce Pandolfi e outros.

busto marcia pereira waldir leite

Os jornalistas Marcia Pereira e Waldir Leite

busto rosa e chica

Rosa Cordeiro Guerra e Chica Dutra

busto pais da botafogo

Os pais de Ana Botafogo, Ernani Fonseca e Maria Dulce

busto beth e serpa

Beth e Carlos Alberto Serpa

busto aboim

Amaro Leandro, Diana Vianna, Ignez Costa e Silva e Claudio Aboim

busto ed e vera

Ana Luiza Toledo Piza, Vera Dias e Edgar Duvivier

busto guerrilheiros

Reencontro de idealistas: Pedro Alves Filho, Stuart e Samuel Aarão Reis

busto maria celia hilde

Maria Célia Moraes compara os perfis

busto e pane

Eduardo Pane, admirador de Tuti, veio de São José dos Campos para a cerimônia

busto serpa francis

Nas despedidas dos amigos, o conforto. Aqui, Francis com Serpa, nosso irmão na Irmandade da Glória e em vários desafios

busto florido

Stuart, à beira do mar, que tanto amou e celebrou em textos, e diante de sua escola UFRJ, onde aprendeu a pensar e contestar, o que o levou à clandestinidade e à morte

busto correa lopes e barros

Com Paulo César Corrêa Lopes e Zezé Barros

busto todos 2

Registro para a posteridade

busto paulo

Paulo e Leíse Espírito Santo

busto coroa

Fotos de Marcelo Borgongino

Mais fotos da emocionada inauguração do busto de Stuart Angel

Mais flagrantes da tarde de inauguração do busto de Stuart Angel na Avenida Pasteur com Venceslau Brás, na Urca, no ponto de retorno da Ciclovia Stuart Edgar Angel Jones

busto barragat

Eliana Pittman, Isis Penido, Paulo Barragat, Lucy Sá Peixoto

IMG_2436

Luís Fernando Taranto e Isa Chloris

busto amaro leandro

Amaro Leandro, Diana Vianna e a professora Celina de Farias, com a camiseta emblemática de Stuart Angel

busto hil e yone

Com Yone Kegler

busto dornelles

A assessoria do vice-governador Francisco Dornelles compareceu

busto leoMaria Griffith e o ator Leonardo Franco

busto jorge e eliana

O poeta das letras Jorge Salomão e Eliana Pittman, a poetisa das notas musicais

busto belchior

Nós com o secretário de Conservação, Marcus Belchior, autor da homenagem com o prefeito Eduardo Paes e o Instituto Zuzu Angel

busto agostinho guerreiro, victorini chermont

Agostinho Guerreiro e Victorino Chermont de Miranda

busto maria luiza nobre

Maria Luiza Nobre, vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro

busto portinari

Gilson Araujo e a emissária de João Cândido Portinari que levou o livro sobre o painel Guerra e Paz, da ONU

busto lucília

A conselheira fundadora do Instituto Zuzu Angel, Lucília Lopes

busto anselmoAnselmo Silva de Andrade, grande colaborador

busto lourenço e fonta

O escritor Sergio Fonta e o jornalista Luís Carlos Lourenço, antigo pauteiro de O Globo, onde fomos contemporâneos

busto yone e claudiaClaudia Orléans e Bragança e Yone Kegler

busto simore

Com Simone Rodrigues, viúva de Ibrahim Sued

busto aarão reis e dulce

Ana Maria Müller e Dulce Pandolfi

busto luis roberto

Luís Roberto Nascimento Silva, que advogou, junto à Comissão dos Desaparecidos Políticos para obter o reconhecimento do assassinato de Zuzu Angel pelo Estado brasileiro, obtendo vitória

busto hilde edgar

Edgar Duvivier, o escultor

busto lapa

Manoel Lapa

busto zé e elvert

Zé Ricardo Tostes e Elvert Brandão

busto chica dutra

Com Chica Dutra e Luiz Carlos Barreto

busto cravo albin

Cravo Albin, Reinaldo Cotia Braga, Caíque Tibiriçá

busto pedro alves filho e samuel aarão reis

Samuel Aarão Reis e Pedro Alves Filho moraram com Stuart na clandestinidade, durante sua militância estudantil, na Favela Nova Holanda. Diante do busto, a coroa fúnebre

Fotos Marcelo Borgongino

Zuzu Angel: “Meu filho ainda há de ser estátua em praça pública!”

Aí abaixo estão os nomes de que me lembrei, a quem me pergunta quem compareceu, na última sexta-feira, à solenidade de inauguração do busto de meu irmão, Stuart Edgar Angel Jones, na Ciclovia Stuart Angel, confluência da Avenida Pasteur com Venceslau Brás, na Urca.

Fica diante da UFRJ, escola onde ele deixou inconcluso seu curso de Economia, impedido de estudar pela ditadura da época – ele e outros, de pensamento contrário ao regime vigente. Foram, por isso, obrigados a entrar na clandestinidade.

Proibidos de estudar, de possuir, de portar e de ler os livros que desejavam, de opinar, de se expressar, de pensar – e isso é um Estado de Exceção, amigos, para aqueles que não sabem e clamam pela volta de um governo tirânico.

Proibidos de viverem sua juventude, de amar as mulheres que quiseram e aquelas que os desejaram, de ter os filhos que pretenderam, de viver a normalidade. De andar sem medo, De correr sem pânico. De acordar sem sobressaltos. De sonhar sem limitações. Proibidos de estabelecer vínculos.

O artista escultor, Edgar Duvivier, lá estava com sua irmã, Eleonora, também artista, escritora. Ele levou flores. E muitos fizeram igual. O canteiro onde está a obra virou uma primavera. E lá havia também a coroa de flores para meu irmão:  “Herói da Liberdade – Herói da Lealdade”. “Seu Exemplo de Resistência e Luta Está Gravado na História das Futuras Gerações” está inscrito na placa de metal fixada na pedra que sustenta o bronze.

Assim, fitando Stuart, sorrindo aquele seu sorriso desarmado, brando, confiante de quem acredita no próximo, de quem confia na Humanidade e acha que por ela todos os sacrifícios valem a pena, alcancei o significado pleno da frase tantas vezes repetida pela minha mãe: “Meu filho ainda há de ser estátua em praça pública!”. Era um desejo, era uma profecia.

O bronze. É dessa matéria que são feitos os heróis, quando passam para a eternidade. Porque herói é aquele que não morre por causa. Ele morre por uma causa. Ele se sacrifica, se submete, a tudo suporta, a todos os flagelos, em nome d’ela – A Causa.

Obrigada a vocês pelo imenso abraço de afeto que foi essa solenidade, encerrada ao som de “Cidade Maravilhosa” cantada à capela por Eliana Pittman, seguida em coro por todos nós e, ao fim, o nome “Stuart !” evocado por antiga companheira de assembleias da resistência.  E todos responderam, em uníssono: “PRESENTE!”. Alguns, com o gesto emblemático do pulso direito estendido, desafiando o vento.

(Perdoem-me possíveis omissões de nomes, certamente há. Porém, à medida em que for lembrando os demais, eu os incluirei).

busto stuart edgar angel jones

Stuart em  bronze, é dessa matéria que são feitos os heróis, quando passam para a eternidade. A profecia de Zuzu Angel agora se concretiza.

busto placa 2

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro presta esta homenagem de reconhecimento À bravura de Stuart Angel, através de seu prefeito Eduardo Paes, do secretário de Conservação, Marcus Belchior, do Instituto Zuzu Angel da Cidade do Rio de Janeiro e, também, do secretário Carlos Alberto Muniz, do Meio Ambiente, que, quando vice-prefeito, propôs a Ciclovia Zuzu Angel, onde hoje se ergue o inspirado monumento esculpido por Edgar Duvivier  

busto secretario

Nós com o jovem secretário Marcus Belchior, da Conservação, que falou breves palavras e disse tudo

busto flores

As flores do escultor Edgar Duvivier e, ao fundo, o Zezé Barros, remador com Stuart

 

busto botafogoCarinho da família da maior dançarina do Brasil, Ana Botafogo, representada pelos pais

busto elvert

Elvert Brandão, o grande DJ das grandes festas, o rei do teclado, que sabe contar tudo sobre as noites resplandecentes do Rio

busto gisella 2

A querida e super Gisella Amaral

busto barretos

Luiz Carlos e Lucy Barreto com Ricardo Cravo Albin

busto vera dias

A sub-secretária Ana Luiza Toledo Piza e a diretora de Monumentos Vera Dias

busto serpa

Observando o busto, antes da cerimônia, com Carlos Alberto Serpa, Eliana Pittman, Eduardo Pane, Roberto Halbouti, Yone Kegler, Claudia Bragança, Elvert Brandão, Márcio Dias, Edgar Duvivier

busto espirito santo

A juíza Leíse Espírito Santo, Lucy Sá Peixoto, Maria Célia e Walter Moraes e o desembargador Paulo Espírito Santo, amigos, amigos, amigos

busto costa e silva

Com Ignez Costa e Silva

O secretário de Conservação, Marcus Belchior, a sub-secretária de Relacionamento com o Cidadão, Ana Luiza Toledo Piza, a diretora do departamento de Monumentos e Chafarizes, arquiteta e urbanista Vera Dias. Representando o vice-governador Francisco Dornelles, seu assessor especial, Raphael Gattás. Do Instituto Zuzu Angel, as professoras de moda Celina de Farias (vice-presidente) e Lucia Acar (conselheira) e a estilista conselheira fundadora, Lucília Lopes. O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, e sua múltipla Beth Serpa. Do Clube de Engenharia do Brasil, o presidente, Francis Bogossian, os ex-presidentes dos clube, Agostinho GuerreiroFernando Uchôa, e o presidente eleito, Pedro Celestino. Do Crea, o coordenador, Manoel Lapa. A arquiteta do Estúdio Guanabara, Luiza Bogossian. O desembargador Paulo Espírito Santo e a juíza Leíse Espírito Santo. O secretário-geral da Academia Brasileira de Artes, Victorino Chermont de Moranda. A vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Maria Luiza Nobre, e o presidente do Conselho de Cultura da ACRJ, Ricardo Cravo Albin.  O cônsul-geral do Canadá, Sanjeev Chowdhury, e o assistente consular Murilo Veiga. Os advogados Luis Roberto Nascimento Silva, Roberto Halbouti, João Luiz Bocayuva Cunha. O embaixador Marcio de Oliveira Dias. Os cineastas Luis Carlos e Lucy Barreto. A galerista Rosa Cordeiro Guerra. O ator e produtor teatral Leonardo FrancoMaria Griffith. Os escritores Jorge Salomão, Sergio Fonta, Waldir Leite, Isa Chloris Alvarenga. Os antigos companheiros de ideal e militância de Stuart, Dulce Pandolfi, Ana Maria Müller, Samuel Aarão Reis e Pedro Alves Filho (ambos moraram com Stuart na Favela Nova Holanda, fazendo militância) e a diretora da Unirio, professora Gladice Nobre Diniz; também da Unirio, Raquel Pereira;  Zezé Barros (foram companheiros do remo, dando vitórias ao Flamengo, e de infância, nas ruas de Ipanema).  A cantora Eliana Pittman, o produtor cultural Reinaldo Cotia Braga, a militante das causas de Ipanema, Ignez Costa e Silva, a pesquisadora Maria Eugênia Stein, a empresária Chica Dutra, a presidente da Abrag, Isis Penido, a liderança social da Barra da Tijuca, Lucy Sá Peixoto. O empresário Walter Moraes e Maria Célia, o empresário Cláudio Aboim, o colecionador Paulo Barragat,  o antiquário Amaro Leandro, a comentarista das redes sociais Yone Kegler e sua irmã. A viúva de Ibrahim Sued, Simone Rodrigues, o empreendedor cultural Eduardo Pane, o fotógrafo da vida social do Rio, Marcelo Borgongino. As irmãs Bogossian,  Ivette Najn e  Wilma Amaral. O empresário José Ricardo Tostes, o engenheiro Paulo César Correa Lopes, o jornalista blogueiro Luis Carlos Lourenço, a jornalista Ana Maria Leite Barbosa. O DJ organista Elvert Brandão, nome tradicional das festas do Rio. O economista Caíque Tibiriçá, da equipe da deputada Jandira Feghali. João Portinari, em Nova York, onde foi para o segundo levantamento do véu da obra restaurada de seu pai, na ONU, enviou um presente (um livro) por uma representante. Os pais da dançarina Ana Botafogo, ausente do Rio em turnê com seu espetáculo, compareceram representado a filha, carinho! Luiz Carlos Brant, o homem Finep. O empresário Gilsinho Araujo, com seu sorriso contagiante; o musicista Alvaro Carrilho, o fotógrafo Daniel MarquesRoman Appelt SzelazekLuís Fernando Taranto, o anjo, que ainda providenciou um carro som no mesmo dia. Um representante da Fundação Gulbenkian, levado pelo Ricardo Cravo AlbinClaudia de Orléans e Bragança, Diana Vianna, da secretaria de Indústria e Comércio RJ e prima. Meus braços direito-esquerdo-direito-direito, colaboradores em várias áreas de minha vida profissional, no Instituto Zuzu Angel, que presido, e vida pessoal: Iara Pompeu, Márcia Pereira, Oswaldo José Monteiro, Anselmo de Andrade, Sarah Lima. Os moradores do prédio em frente, que, amáveis, compareceram, inclusive o síndico, sr. Boff, prometendo manter sempre um olho vivo sobre a estátua do Tuti. E last but not least, chegando aos 45 do segundo tempo, mas chegando, com toda aquela sua linda energia, Gisella Amaral.

Fotos de Marcelo Borgongino

(próximas fotos nos próximos posts)

Patrícia Thompson movimenta o Leblon, os bonitos, as artes e as verdades…

Patricia Thompson 1_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Patricia Thompson 2_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Patricia Thompson 3_AGi9_Reginaldo Teixeira_p
Patricia Thompson 5_AGi9_Reginaldo Teixeira_p Patricia Thompson 7_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Patricia Thompson na Galeria_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Patrícia Thompson e seus trabalhos
Patricia Thompson e Bela Gil 3_AGi9_Reginaldo Teixeira_pCom Bela Gil
Bela Gil, Jp Demasi, Patricia Thompson e Flor Gil_AGi9_Reginaldo Teixeira_p (1)Com Bela Gil, Demasi e Flor Gil

Rosa Cordeiro, Angela Thompson, Patricia Thompson e Bia Costa_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Com as sócias marchands, Rosa Cordeiro Guerra e Bia Costa, e sua mãe, Angela Thompson
Camila Mendes e Patricia Thompson 3_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Com Camila Mendes
Patricia Thompson e Rosa Cordeiro_AGi9_Reginaldo Teixeira_pCom a marchand Rosa Cordeiro Guerra

Cintia Paoli e Patricia Thompson_AGi9_Reginaldo Teixeira_pCom Cintia Paoli

Chay Sued e Patricia Thompson 2_AGi9_Reginaldo Teixeira_pCom Chay Suede

Frederico Mendes, Patricia thompson e Gabriel Mendes_AGi9_Reginaldo Teixeira_pCom Frederico e Gabriel Mendes

Alix de Ligme, Patricia Thompson e Renata Thome_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Com Alix de Ligne e Renata Thomé

Antonio Bento e Patricia Thompson_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Com Antonio Bento

Angela Thompson, Patricia Thompson e Dck Thompson 3_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Com os pais, Angela e Dck Thompson

Betina de Luca e Marcella Virzi_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Betina de Luca e Marcela Virzi

Vinicius Coimbra e Priscila Steinman_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Vinicius Coimbra e Priscila Steinman
Raul Carvalho, Monica de Figueiredo, Patricia Thompson, Luli Carvalho e Pedro Richaid_AGi9_Reginaldo Teixeira_pCom Raul, Monica de Figueiredo, Luli Carvalho e Pedro Richard

Renato Monteiro, Patricia Thompson, Gilson Val e Eduardo Bland_AGi9_Reginaldo Teixeira_p

Com Renato Monteiro, Gilson Val e Eduardo Bland

Rodrigo Peirao, Chay Suede, Patricia Thompson e Gilson Val 2_AGi9_Reginaldo Teixeira_pCom Rodrigo Peirão, Chay Suede e Gilson Val

Rosa Cordeiro,Thera Regouin e Patricia Thompson_AGi9_Reginaldo Teixeira_pCom Rosa Cordeiro Guerra e Thera Regouin

Tereza Seiler, Teddy Seiler, Rosa Cordeiro, Rodolfo Cordeiro e Carolina Guerra_AGi9_Reginaldo Teixeira_pThereza e Teddy Seiler, Rosa, Rodolfo e Carolina Cordeiro Guerra

A CorMovimento, nova galeria de arte do Leblon, abriu outra vez as portas para um vernissage encantador. Desta vez para apresentar “Em vez da verdade, o movimento”, com a fotografia de Patricia Thompson. E que movimento Patrícia sabe fazer! Não só em seus trabalhos, belamente expostos em ampliações emolduradas, que nos transportam, movimentadamente, através de suas interpretações visuais das imagens urbanas.

Movimento também de pessoas, quase todas jovens, como ela; bonitas, tal qual ela, urbanamente conectadas com o contemporâneo, em completa sintonia com seu tempo. Gente da moda, das artes, finanças. O melting pot carioca.

São 23 fotografias de cidades, como Tokio, Nova York e Amsterdã – 20 inéditas. Alguns trabalhos já consagrados nas bienais de Roma e Florença e na Triennale di Assisi. Ela utiliza uma Leica M 240, e sua foto possui “um mínimo de manipulação”, explica. Aplica, nas imagens das grandes cidades, técnicas como longo tempo de exposição, desfoque, sombras e reflexos, obtendo obras multidimensionais, algumas delas inspirando geometria e abstração.

Não se trata meramente de capturar a realidade urbana, mas de conferir um olhar ambíguo ao concreto. Capturar, qual uma guerrilheira pós moderna, munida apenas de sua Leica, um espaço de liberdade para a intuição artística, na tirania do alinhamento urbano impermeável, restrito e limitado.

Técnica tradicional, câmera analógica, sem processos digitais.

Também exposto – nesta mostra da CorMovimento com curadoria de Vivian Mocellin – um mini documentário, dirigido pela cineasta Cristal Nietzche, sobre o processo criativo da artista Thompson, realizado em Nova York, onde Patrícia morou seis anos, se graduou em fotografia pela Parsons e também expôs em individual.

Fotos de Reginaldo Teixeira / AGi9 Murillo Tinoco

 

AGENDA RIO – Borbulhante – Atualizada em 26/08

Dia 26/08 – quarta-feira

  • 17h – Coquetel de lançamento coleção GlobeTrotter, da ZIBBA. Shopping Leblon. Afranio de Mello Franco, 290, Loja 311
  • 18h – A Galeria CorMovimento, que acerta todas, vai acertar mais uma, com a exposição de Patricia Thomson, Em Vez da Verdade, o Movimento. Fotos. Rosa Cordeiro Guerra recebendo.
  • 18h – 21h – Lançamento do livro sobre o saudoso múltiplo artista, político e pioneiro da consciência contra o racismo no Brasil, Abdias Nascimento. Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241.
  • 19h – Lounge da nova expansão do Barra Shopping – Jazz Session com o LiberTrio, Alfredo Sertã (piano), Tiago Calderano (marimba e percussões) e Tássio Ramos (contrabaixo). MPB e trilhas de cinema. Sempre às quartas-feiras. Entrada free.
  • 20h – O prefeito Eduardo Paes e a primeira-dama Cristine Paes oferecem o Palácio da Cidade para o jantar que celebrará os 25 anos da Casa Cor Rio, evento em prol do Banco da Providência. O traje pedido é “esporte fino”, para a interpretação de cada um. Sejam sensatos, por favor. Haverá manobristas no local, mas o convite sugere seguir o exemplo da Angélica: “vá de táxi”.

Cristine-e-Eduardo-PaesCristine e Eduardo Paes, esta noite, no Palácio da Cidade

  • Noite de verdadeira solidariedade. As mesas já foram todas vendidas, a R$ 10 mil, oito pessoas cada. Christina Lips oferece a produção e a decoração da festa, e tem seu nome em destaque. Também contribuem, sempre generosos com os benefits:
  • O fotógrafo Paulo Jabur, o cerimonialista Roberto Cohen, a paisagista Silvia Coimbra, High End, Laja da Sara Jóias, com uma peça para ser sorteada, A Festa é Nossa, Laurinha Pederneiras, Chandon, Eliala Lipiani com suas velas, Belle Table, o DJ Papagaio, Fina Louça, Sunset Services, Vinícola Viapiana, PJV Eventos, M2 Eventos, Festah Locação de móveis.

Dia 27/08 – quinta-feira

espirito da africa

  • 12h30min – Abertura da exposição “Espírito da África – Os Reis Africanos”, do fotógrafo Alfred Weidinger, trazendo retratos de reis e chefes contemporâneos do continente africano com obras do acervo do Museu Afro Brasil. Uma experiência fascinante, proporcionada pela sensibilidade do curador Emanoel Araújo. São estatuetas dos Camarões cobertas por miçangas, relacionadas às insígnias de poder, que acompanham o rei de Babungo, dos Camarões; o guarda-sol multicolorido dos povos fon do Benin, com símbolos de poder bordados, também visto num retrato do rei de Dassa. Para quem gosta de vestuário, um passeio! Tudo fotografado pelo austríaco Weidinger. Museu Histórico Nacional. Pça Marechal Ancora s/n.
  • 13h – Aposentados e Pensionistas colocam sebo nas canelas para sair em sua 1ª Caminhada, em defesa dos direitos que possuem e contra recentes mudanças que afetam diretamente a categoria. Concentração na Candelária. A AAPRJ – Associação dos Aposentados e Pensionistas do Rio de Janeiro promove.

IMS

Os diretores Taviani filmaram na prisão romana César deve morrer

  • 14h – O Cinema do Instituto Moreira Salles, fechando este mês, nos brinda com César deve morrer, adaptação de Júlio César, de William Shakespeare, de Paolo e Vittorio Taviani inteiramente filmada na prisão romana. Os diretores tiveram liberdade para filmar em todos os lugares – nos corredores, nas escadas, nos cubículos, no pátio, nas celas, na biblioteca. “Optamos por imagens fortes e violentas em preto e branco. No final, elas ganham cores mágicas no palco”, contam os Taviani.

joyce

Joyce e Casuarina lembram hoje 50 anos de Opinião

  • 16h e 19:30 horas. Show “Opinião – 50 anos depois”, comemoração do espetáculo que celebrizou Nara Leão, Maria Bethania, João do Vale e Zé Kéti. De volta com Joyce e Casuarina. Uma maravilha! O repertório reúne pérolas da nossa história, um passeio pelo ideário de protesto de 1964, através de músicas fantásticas.  No Clube de Amigos da Musica do Cib – Rua Barata Ribeiro, 489 – sala de música, Copacabana (entre ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara) – estacionamento dentro do Clube – (duração aproximada 1:30 hs)

francisco-e-cecilia-dornelles

Chico e Cecília Dornelles estarão com os amigos, hoje, na Alerj

  • 18h30m – O vice governador Francisco Neves Dornelles, o Chico, como os amigos o chamamos, vai receber título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, proposto pelo deputado estadual Zito, em solenidade no Palácio Tiradentes, com o Plenário Barbosa Lima Sobrinho (belo nome) superlotado, podem crer.
  • Aí, você aproveita e visita, lá na mesma Alerj, a mostra “Quem não se comunica se trumbina”, lembrando o Velho Guerreiro. São fotos, vídeos, figurinos e até a buzina famosa do mais importante comunicador do Brasil. Este 2015 é o Ano Chacrinha. É o supermusical da Aventura bombando em São Paulo e no Rio, é o lançamento e o relançamento da biografia de Abelardo Barbosa Chacrinha, é a parceria social com o Instituto Ayrton Senna e, agora,  essa mostra na Assembleia Legislativa, até o próximo dia 30, em que a maioria das fotos é do fotógrafo Delgado, que acompanhou Chacrinha por quatro décadas.

Dia 28/8 – Sexta-feira

  • 14h – O Cinema do Instituto Moreira Salles, fechando este mês, nos brinda com César deve morrer, Adaptação de Júlio César, de William Shakespeare, de Paolo e Vittorio Taviani inteiramente filmada na prisão romana. Os diretores tiveram liberdade para filmar em todos os lugares – nos corredores, nas escadas, nos cubículos, no pátio, nas celas, na biblioteca. “Optamos por imagens fortes e violentas em preto e branco. No final, elas ganham cores mágicas no palco”, contam os Taviani.
  • 14h30min– Inauguração do busto de Stuart Edgar Angel Jones pelo escultor Edgar Duvivier, no ponto de retorno da Ciclovia Stuart Angel, confluência da Venceuslau Brás com Avenida Pasteur, diante do muro do Iate Club e do prédio da UFRJ, onde ele cursou Economia. Um reconhecimento e uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro, prefeito Eduardo Paes, e da secretaria de Conservação, secretário Belchior.

stuart camiseta

Vamos estar hoje todos lá com nossas camisetas com o rosto de Stuart Angel estampado

  • O escultor Edgar Duvivier, depois de instalar o busto de Stuart Angel no local,
  • plantou ele próprio, por sua iniciativa, um contorno de azaleias ao redor de sua obra. Stuart está de torso nu e sorridente, com seu corpo de atleta remador, que deu duas medalhas de campeão ao Flamengo, e seu ar de idealista confiante no futuro de sua geração e de seu país.
  • 20h – Escola de Artes Visuais – Parque Lage a artista italiana Anne Franceschini apresenta vários Super8 transferidos para DVD e digital,16mm e Video em Full HD e, depois da sessão, comenta e debate, com mediação do curador João Laia

Dia 29/8 – Sábado

  • 10h – “Ato Público sobre os 36 anos da Lei de Anistia: em defesa da democracia e das liberdades democráticas”. Convite da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em frente ao ex-DOPS (Rua da Relação, 40 (Esquina com a Rua dos Inválidos) – Rio de Janeiro – RJ

paulo Abrão

O presidente Paulo Abrão convida

  • Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre a importância do debate de temas como Anistia Política, Justiça de Transição, democracia e participação popular, a Comissão de Anistia, presidida por Paulo Abrão (foto)  lançará o Laboratório de Tecnologia em Memória e Direitos Humanos, do Site da Anistia Virtual, e uma pesquisa sobre os legados da Ditadura.
Foto de Marcos Piffer

Foto de Marcos Piffer

  • 12h – Passeio de barco SEA SIDE com Lenny Niemeyer, celebrando os cinco anos de parceria de Lenny com Sandálias Ipanema. Vai ser o babado do sábado, para os solares, que são de mar e não enjoam com apresentação das sandálias verão 2016 com design Lenny Niemeyer, DJs Nepal e Mary Zander, pranchas de SUP (Stand Up Paddling) disponíveis, quando o barco chegar às Ilhas Cagarra, depois de zarpar, repleto de amigos, da Marina da Glória 12h. RSVP obrigatório. Sujeito a lotação. Saída das vans às 11h da Casa Ipanema, Garcia D’Avila 77. O evento traz as hashtags #rio450  #voudeipanema  #lennyseaside
  • 12h às 16h – Patricia Mayer e Patricia Qüentel, arquitetos e decoradores recebem  para brunch na Villa Aymoré para apresentação à imprensa, em avant prémière dos espaços da mostra Casa Cor. Ladeira da Glória 26.
  • 14h – O Cinema do Instituto Moreira Salles, fechando este mês, nos brinda com César deve morrer, Adaptação de Júlio César, de William Shakespeare, de Paolo e Vittorio Taviani inteiramente filmada na prisão romana. Os diretores tiveram liberdade para filmar em todos os lugares – nos corredores, nas escadas, nos cubículos, no pátio, nas celas, na biblioteca. “Optamos por imagens fortes e violentas em preto e branco. No final, elas ganham cores mágicas no palco”, contam os Taviani.
  • 22h – Dirigido pelo coreógrafo e dançarino oficial de Michael Jackson, LaVelle Smith, o artista Rodrigo Teaser apresenta-se aos cariocas com seus vários figurinos luxuosos e sua interpretação consagrada de Michael Jackson, em apresentação única do espetáculo Tributo ao Rei do Pop, no Centro de Convivência Padre Miguel. A semelhança do artista com o “Rei do Pop” chegou a causar espanto no próprio Lavelle Smith. Confira o promo do espetáculo:https://youtu.be/eRoEg_Y3mhQ
  • 22h – Para quem não for ver o Rei do Pop, a pedida é ficar em casa e assistir, na
    TV Senado, à avant prémière do segundo episódio de documentário sobre as investigações da Comissão Nacional da Verdade, “Em busca da Verdade – Episódio 2”. Direção de Deraldo Goulart, com entrevistas de Toquinho, Carlos Fico, Luiz Cláudio Cunha, Pedro Dallari, Rosa Cardoso, José Carlos Dias, Glenda Mezarobba, Adriano Diogo, Murilo Fiuza, Ciça Guedes, Nadine Borges, Álvaro Caldas, Eny Moreira, Hildegard Angel, Elimar Nascimento, Ivan Seixas, Senador João Capiberibe e Senador Randolfe Rodrigues.
  • Este 2º Episódio do documentário retrata casos de tortura envolvendo relações internacionais, como a prisão dos nove chineses, primeiro escândalo internacional na ditadura militar. Também aborda a Operação Condor, com depoimentos sobre o desaparecimento do pianista Tenorinho, da banda de Toquinho e Vinicius de Moraes, após uma apresentação em Buenos Aires. O primeiro episódio tem alcançado ampla repercussão internacional.. A partir de segunda o filme estará disponível no Canal da TV no Youtube.

Loreta-Burlamaqui-e-Cristina-Moreira

  • Bodas de Prata de Loreta Burlamaqui e Cristina Moreira (felizes, como sempre, na foto de Cristina Granato)

Dia 30/8 – Domingo

  • 14h – O Cinema do Instituto Moreira Salles, fechando este mês, nos brinda com César deve morrer, adaptação de Júlio César, de William Shakespeare, de Paolo e Vittorio Taviani inteiramente filmada na prisão romana. Os diretores tiveram liberdade para filmar em todos os lugares – nos corredores, cubículos, no pátio, nas celas, escadas, na biblioteca. “Optamos por imagens fortes e violentas em preto e branco. No final, elas ganham cores mágicas no palco”, contam os Taviani.
  • 17h – 21h – Coquetel de inauguração da Casa Cor Rio, na Ladeira da Glória, 26

20140717_RIO450_o_seu_pais_no_palco_dos_450_anos_PJ

O Secretário Municipal de Cultura e presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero, é Homem de Ação – Homem de Valor, e será homenageado hoje na Hebraica

  • 17h30m – Homenagem aos “Homens de Ação – Homens de Valor” – pela Sociedade Hebraica do Rio – Salão Ben Gurion. Flavio Stanger, Rony Meisler, Leonel Kaz, Bernardo Griner, Rubem Fernandes, Sergio Marques, Kobl Lichtenstein, Marcelo Calero, Luiz Gleiser e Ziraldo. Timaço!

Dia 31/08 – Segunda- feira

  • 12h – 14h30m – Almoço Desfile – Irmãos Laja e Davi da joalheria SARA convidam para evento na Casa Cor, com visita aos espaços decorados e apresentação de sua Coleção Jardins. Menu Pederneiras, décor Edgar Octavio, DJ Scarlet.
  • 14h às 21h – Entrada Franca – 10º  Bazar Sociedade Providência, que se estende ao  Dia 1º/09 – Copacabana Palace . Tradicional evento de compras natalinas das devotas da Comunidade Emanuel, conduzida por Dom Cipriano Chagas, OSB. A patronesse de honra é dona Mariza Campos da Silva. As demais patronesses são Belita Tamoyo, Beth Serpa, Eliana Pittman, Gisella Amaral, Idinha Veiga, Inês Bloch, Maria Teresa Malta, Regina Andrade Pinto e esta amiga que vos escreve.
  • O “plus” desse bazar não são só os precinhos, sempre bem abaixo do que encontramos nos shoppings, mas os produtos. São as toalhas, roupas de cama e paninhos bordados de Minas Gerais, moda,as joias da Cookie Richers, que ela ainda nem lançou, bijuterias com preços inacreditáveis, cestaria, coisinhas de crianças foférrimas, arranjos de Natal, e eu já encontrei até os mesmos vestidos de linho que comprei em Capri, pois a estilista é uma carioca. E o precinho, ó…
  • 17h30m– Instituto Cervantes – Posse de Cláudio murilo Leal na Cadeira 4 da Academia Brasileira de Arte, patronímica do Conde da Barca, fundada por Manoel Paulo Filho, em sucessão a Manuel Bandeira, Guido Mondim e Bella Josef. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. A saudação será pelo acadêmico Vasco Mariz. Traje passeio completo. Acadêmicos com suas insígnias.
  • 18h30m – Aprender tudo sobre Erico Veríssimo, autor de Olhai os lírios do campo, dos mais importantes escritores da língua portuguesa, com o professor Carlos Cortez Minchillo, do Dartmouth College. Na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel. Rua das Palmeiras, 82, Botafogo, Tel. 2334-8227. Inscrições:  casadirce.com.br
  • 20h – Pedro Trengrouse. Professor da FGV, professor visitante da Harvard Law School. mestre em Humanities, Management and Law of Sports – Fifa Master, assessor jurídico do Flamengo, consultor da ONU para questões legislativas do desporto, fala sobre Esporte na ética do século XXI, Casa do Saber, aula única.

 

 

 

‘Corram, corram, venham ouvir, venham participar, hoje tem festa no Céu!’

Isis e Paulo Penido têm quatro andares de lar-doce-lar em São Conrado, quase Joá, com direito a vistão devassando o bairro inteiro para quem está no terraço.

É lá que Isis se divide entre as orquídeas, que brotam por toda a parte, até nas paredes de seu jardim vertical interno, e a capela de orações dedicada a Nossa Senhora Desatadora de Nós, decorada com toda fé e piedade pelo cenógrafo Mario Borrielo, nos fazendo mesmo sentir num pequeno pedacinho do Céu.

Por esse carinhoso motivo, dentre outros tantos, Isis homenageou Mario ontem, com jantar.

Paulo, gripadíssimo, recolheu-se para dormir cedo.

Não por acaso, o sexo frágil foi grande maioria no ranking das presenças. Algumas sem os maridos, também impossibilitados de ir. Por isso, quando o homenageado Mario me instou a dizer algumas palavras à sobremesa, eu o chamei de “encantador de mulheres”. Elas adoraram, claro!

Todas amam o Mario, amigo sempre solícito, pronto a apoiá-las com gosto e sua grande criatividade. São os almoços da Maria Célia Moraes e o Walter, as festas em casa de Tânia Pereira e o Wilson – elas só lembravam das tantas e tantas vezes que Borrielo, inspirado, deu seu toque mágico e tudo se transformou.

Houve brindes e risos e elogios ao jantar saboroso do chef Hugo Oliveira, e houve um surprise cake de aniversário para Eliana Pittman, com o rosto dela pintado no topo –  e a cantora, surpresa e maravilhada com aquele carinho todo!

Afinal, este ano Eliana nem festa fez. Em vez de ser presenteada, foi ela quem presenteou: reuniu as crianças da obra social de dom Cipriano Chagas para big lanche em sua cobertura. Agora, recebia de volta a boa ação! Deus escreve certo…

Por fim, a hora da cantoria, ao som do Pité, o pianista de tradicionais e antigas casas do Rio, como o Sacha’s e o Le Bec Fin. Bem, La Pittman e outros “pitéus” não faltaram para se debruçarem ao piano de cauda com seus trinados…

Assim seguiu a noite musical, na rua sossegada, quebrando a rotina dos micos pregos, que corriam excitados e saltitantes, pra lá e pra cá, sobre os cabos da Light, talvez espalhando a novidade aos outros bichinhos silvestres da Floresta da Tijuca: “Corram, corram, venham ouvir, hoje tem festa no Céu!”…

Isis Penido e Mario Borrielo

Isis Penido recebe o homenageado Mario Borrielo

Mario Borrielo entrega presente a Isis Penido

Que lhe entrega um presente, amarrado com um big laço vermelho, e eu preciso contar pra vocês que o Mario adora dar presentes, e sempre com embrulhos es-pe-ta-cu-la-res!

Evandro Junior e a obra artística que foi dada a Isis Penido

E o presente do Mario foi acompanhado do próprio artista-bula-explicativa: o Evandro Jr.!

Um quadro objeto decorativo, lindo de capotar, diretamente de seu ateliê de Itaipava. Evandro, que já foi estilista consagrado no Rio de Janeiro, mudou-se para a Serra, e os ares lhe fizeram tão bem, que ele abraçou as artes plásticas, e hoje exporta seus quadros para os Estados Unidos, e vendem mais do que sapato de Novo Hamburgo. Evandro Jr. tornou-se item da balança comercial.

as Damas e Madrinhas do futuro casamento de Mario Borrielo com a noiva Lucy Sá Peixoto

As amigas fizeram uma brincadeira com Borrielo: um séquito de madrinhas e damas para seu futuro casamento com a Lucy Sá Peixoto, sua “namorada oficial” no high. Brincadeirinha, viram? São Eliana Pittman, Isis Penido, Carmen Emília Xavier, Amancia Utrabo e a noiva Lucy, naturalmente…

Isis Penido, Eliana Pittman, Hilde, Leda Nagle e carmen Xavier

Cheguei, e logo posei entre Isis (vestindo Versace, com colar de Carvalhal, muito bem, maaagra), Eliana, Leda Nagle e Carmen Emília, artesã que faz os oratórios mais delicados e belos de que se tem notícia
Isis Penido e Eliana Pittman.jpg1Isis recebe Eliana, que subiu a selva tijucana de onça

Mario Borrielo , Isis Penido e LUcy sá PeixotoMario, Isis, Lucy

Mario,Ffrancis Bogossian, Hilde e IsisHomenageado, nós (Borgongino pediu para eu tirar os óculos, o que acham?) e anfitriã

Maria Celia Moraes e Sylvia UrurahyMaria Célia Moraes e Silvia Ururahy

discurso de Isis PenidoO discurso da anfitriã amável, justificando ausência do marido adoentando, saudando os amigos e o Mario em particular

capela

A capela da Isis, um pedacinho do Céu

Hilde e Isis na capela

Olhai por nós, Desatadora!

bolo surpresa para Eliana Pitmann - da grife Eliane Sampaio

O bolo de aniversário de Eliana Pittman foi preparado pela chef Eliana, com retrato no topo, microfone na base e uma delícia

Hildegard Angel, Ilka Bambirra e Sylvia de Castro

Sessão Reencontro, com Sylvia de Castro, Ilka Bambirra ao fundo

surpresa - aniversário de Eliana Pittman  -62

Eureka, Eliana Pittman se reconheceu! Ela deixou cortarem o bolo, mas levou a glace ido topo com seu portrait para casa. Será que vai emoldurar e pendurar dentro da geladeira? Eis a questão…

Regina Priolli e o filho Luiz fernando e Luciana Alencastro

Regina Priolli e o filho, Luís Fernando, e Luciana Alencastro Guimarães, contando como chegou ao Brasil vinda jovenzinha da Itália, de Turim, e porque deixou os cabelos ficarem brancos, desde os primeiros fios, e foi uma pioneira – uma das primeiras da sociedade do Rio a ousar a escolha

Rubens Utrabo e sua tela de metal

Outro artista presente, Rubens Utrabo, que pinta e imprime imagens em telas de metal, ao lado de um de seus trabalhos.

Marco Rodrigues e Alice Silveira

Marco Rodrigues e Alice Silveira

Luciana Alencastro, Maria celia Moraes, Mario Borrielo, Ilka Bambirra e Regina Priolli

Luciana, Maria Célia, Ilka, Regina e o guest of honnor, Borrielo

 

 

Leda Nagle e Isis Penido

Leda Nagle, grande apoiadora de Isis Penido em sua luta como presidente da Abrag, entidade que apoia os portadores de Glaucoma, única instituição no gênero no país

sarau com Eliana Pittman

José Carlos Pité ao piano, cercada pelos pitéus: La Pittman, Ísis, Regina, Luciana

Tania Pereira

Pitéu Tânia Pereira

Carmen Emília Xavier 1

Pitéu Carmen Emília Xavier

Maria Celia Moraes

Pitéu Maria Célia Moraes

Luciana Alencastro

Pitéu Luciana de Alencastro Guimarães

Isis Penido 2

Pitéu Isis Penido

Lucy Sá Peixoto

Noiva pitéu Lucy Sá Peixoto

Sylvia de Castro (1)

Pitéu Sylvia de Castro

Eliana Pittman e Bete Suzano

Pitéus Eliana Pittman e Bete Suzano

Fotos de Marcelo Borgongino

AGENDA RIO – Borbulhante – Atualizada hoje, dia 25 de agosto

DICA IMPORTANTE DA VEZ

É HOJE SÓ! Hoje, dia 25, é o último dia da exposição magnífica das Vestes de Nossa Senhora da Glória, no Salão Paroquia da Igreja do Outeiro da Glória. A montagem da vice-provedora Beth Serpa é primorosa. As vestes, a cada ano trocadas, são uma preciosidade.

Vocês podem conferir neste filme, e corram pra lá!

 

Dia 26/08 – quarta-feira

  • 17h – Coquetel de lançamento coleção GlobeTrotter, da ZIBBA. Shopping Leblon. Afranio de Mello Franco, 290, Loja 311
  • 18h – A Galeria CorMovimento, que acerta todas, vai acertar mais uma, com a exposição de Patricia Thomson, Em Vez da Verdade, o Movimento. Fotos. Rosa Cordeiro Guerra recebendo.
  • 18h – 21h –  Lançamento do livro sobre o saudoso múltiplo artista, político e pioneiro da consciência contra o racismo no Brasil, Abdias Nascimento. Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241.
  • 20h – O prefeito Eduardo Paes e a primeira-dama Cristine Paes oferecem o Palácio da Cidade para o jantar que celebrará os 25 anos da Casa Cor Rio, evento em prol do Banco da Providência. O traje pedido é “esporte fino”, para a interpretação de cada um. Sejam sensatos, por favor. Haverá manobristas no local, mas o convite sugere seguir o exemplo da Angélica: “vá de táxi”.
  • Vai ser uma noite de verdadeira solidariedade. As mesas já foram todas vendidas, a R$ 10 mil, oito pessoas cada. Christina Lips oferece a produção e a decoração da festa, e tem seu nome em destaque. Também contribuem, sempre generosos com os benefits:
  • O fotógrafo Paulo Jabur, o cerimonialista Roberto Cohen, a paisagista Silvia Coimbra, High End, Laja da Sara Jóias, com uma peça para ser sorteada, A Festa é Nossa, Laurinha Pederneiras, Chandon, Eliala Lipiani com suas velas, Belle Table, o DJ Papagaio, Fina Louça, Sunset Services, Vinícola Viapiana, PJV Eventos, M2 Eventos, Festah Locação de móveis.

Dia 27/08 – quinta-feira

  • 12h30min – Abertura da exposição “Espírito da África – Os Reis Africanos”, do fotógrafo Alfred Weidinger, trazendo retratos de reis e chefes contemporâneos do continente africano com obras do acervo do Museu Afro Brasil. Uma experiência fascinante, proporcionada pela sensibilidade do curador Emanoel Araújo. São estatuetas dos Camarões cobertas por miçangas, relacionadas às insígnias de poder, que acompanham o rei de Babungo, dos Camarões; o guarda-sol multicolorido dos povos fon do Benin, com símbolos de poder bordados, também visto num retrato do rei de Dassa. Para quem gosta de vestuário, um passeio! Tudo fotografado pelo austríaco Weidinger. Museu Histórico Nacional. Pça Marechal Ancora s/n.
  • espirito da africa
  • 16h e 19:30 horas. Show “Opinião – 50 anos depois”, comemoração do espetáculo que celebrizou Nara Leão, Maria Bethania, João do Vale e Zé Kéti. De volta com Joyce e Casuarina. Uma maravilha! O repertório reúne pérolas da nossa história, um passeio pelo ideário de protesto de 1964, através de músicas fantásticas.  No Clube de Amigos da Musica do Cib
    Rua Barata Ribeiro, 489 – sala de música, Copacabana (entre ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara) – estacionamento dentro do Clube – (duração aproximada 1:30 hs)
  • 18h30m – O vice governador Francisco Neves Dornelles, o Chico, como os amigos o chamamos, vai receber título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, proposto pelo deputado estadual Zito, em solenidade no Palácio Tiradentes, com o Plenário Barbosa Lima Sobrinho (belo nome) superlotado, podem crer.
  • Aí, você aproveita e visita, lá na mesma Alerj, a mostra “Quem não se comunica se trumbina”, lembrando o Velho Guerreiro. São fotos, vídeos, figurinos e até a buzina famosa do mais importante comunicador do Brasil. Este 2015 é o Ano Chacrinha. É o supermusical da Aventura bombando em São Paulo e no Rio, é o lançamento e o relançamento da biografia de Abelardo Barbosa Chacrinha, é a parceria social com o Instituto Ayrton Senna e, agora,  essa mostra na Assembleia Legislativa, até o próximo dia 30, em que a maioria das fotos é do fotógrafo Delgado, que acompanhou Chacrinha por quatro décadas.
  • 2fe5a85169c545a861d9ebc1e1b5809c

Dia 28/8 – Sexta-feira

  • 14h30min – Inauguração do busto de Stuart Edgar Angel Jones pelo escultor Edgar Duvivier, no ponto de retorno da Ciclovia Stuart Angel, confluência da Venceuslau Brás com Avenida Pasteur, diante do muro do Iate Club e do prédio da UFRJ, onde ele cursou Economia.
  • edgar duvivierO escultor Edgar Duvivier, depois de instalar o busto de Stuart Angel no local, plantou ele próprio, por sua iniciativa, um contorno de azaleias ao redor de sua obra. Stuart está de torso nu e sorridente, com seu corpo de atleta remador, que deu duas medalhas de campeão ao Flamengo, e seu ar de idealista confiante no futuro de sua geração e de seu país.

Dia 29/8 – Sábado

  • 12h às 16h – Patricia Mayer e Patricia Qüentel, arquitetos e decoradores recebem  para brunch na Villa Aymoré para apresentação à imprensa, em avant prémière dos espaços da mostra Casa Cor. Ladeira da Glória 26.
  • Bodas de Prata de Loretta Burlamaqui e Cristina Moreira / Save the Date

Dia 30/8 – Domingo

  • 17h – 21h – Coquetel de inauguração da Casa Cor Rio, na Ladeira da Glória, 26
  • Encerramento da Exposição das Vestes de Nossa Senhora da Glória, no Salão Paroquial do Outeiro da Glória. Um programa que não dá para perder, sobretúrio para os apreciadores da arte do vestuário sacro.
  • 17h30m – Homenagem aos “Homens de Ação – Homens de Valor” – pela Sociedade Hebraica do Rio – Salão Ben Gurion. Flavio Stanger, Rony Meisler, Leonel Kaz, Bernardo Griner, Rubem Fernandes, Sergio Marques, Kobl Lichtenstein, Marcelo Calero, Luiz Gleiser e Ziraldo. Timaço!

Dia 31/08 – Segunda- feira

  • 12h – Coquetel – 14h30m – Almoço com Desfile – Os irmãos Laja e Davi da joalheria SARA convidam para um evento exclusivo na Casa Cor, com visita aos espaços decorados e apresentação de sua Coleção Jardins. Menu Pederneiras, décor Edgar Octavio, DJ Scarlet.
  • das 14h às 21h – Entrada Franca – 10º  Bazar Sociedade Providência, que se estende ao  Dia 1º/09 – 
  • Tradicional evento de compras natalinas promovido pelas devotas da Comunidade Emanuel, conduzida por Dom Cipriano Chagas, OSB. A patronesse de honra é dona Mariza Campos da Silva. As demais patronesses são Belita Tamoyo, Beth Serpa, Eliana Pittman, Gisella Amaral, Idinha Veiga, Inês Bloch, Maria Teresa Malta, Regina Andrade Pinto e esta amiga que vos escreve.
  • O “plus” desse bazar não são só os precinhos, sempre bem abaixo do que encontramos nos shoppings, mas os produtos. São as toalhas, roupas de cama e paninhos bordados de Minas Gerais, moda, as joias da Cookie Richers, que ela ainda nem lançou, bijuterias com preços inacreditáveis, cestaria, coisinhas de crianças foférrimas, arranjos de Natal, e eu já encontrei até os mesmos vestidos de linho que comprei em Capri, pois a estilista é uma carioca. E o precinho, ó…
  • 17h30m – Instituto Cervantes – Posse de Cláudio murilo Leal na Cadeira 4 da Academia Brasileira de Arte, patronímica do Conde da Barca, fundada por Manoel Paulo Filho, em sucessão a Manuel Bandeira, Guido Mondim e Bella Josef. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. A saudação será pelo acadêmico Vasco Mariz. Traje passeio completo. Acadêmicos com suas insígnias.

Bem…. e vamos deixar setembro pra quando setembro vier…

***

 

AGENDA RIO – Borbulhante Atualizada em 24 de Agosto

DICA IMPORTANTE DA VEZ

É HOJE SÓ e amanhã também! AMANHÃ, 25, é o último dia da exposição magnífica das Vestes de Nossa Senhora da Glória, no Salão Paroquia da Igreja do Outeiro da Glória. A montagem da vice-provedora Beth Serpa é primorosa. As vestes, a cada ano trocadas, são uma preciosidade.

Vocês podem conferir neste filme, e corram pra lá!

Dia 24/08 – segunda-feira

  • 18h – Nota triste. Missa de 7º dia de Dinah Resende, viúva do ex-ministro Eliseu Resende. Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
  • Aloysio Teixeira, presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro – AEMTUR – RJ e Sérgio Castro promovem a exposição “Rio, minha paixão’’, de Bayard Boiteux,na Galeria Metara. A curadoria é de Ingrid Boiteux e Susi Cantarino.

  • 20h30min – Grupo de amigos mais íntimos janta, em casa de Isis e Paulo Penido, em torno do cenógrafo, figurinista e carnavalesco Mario Borrielo
  • 21h30m – a partir de –  Trepidante (como sempre) birthday party de Bianca Marques, na boate Londra, no Fasano.

Dia 26/08 – quarta-feira

  • 17h – Coquetel de lançamento coleção GlobeTrotter, da ZIBBA. Shopping Leblon. Afranio de Mello Franco, 290, Loja 311
  • 18h – A Galeria CorMovimento, que acerta todas, vai acertar mais uma, com a exposição de Patricia Thomson, Em Vez da Verdade, o Movimento. Fotos. Rosa Cordeiro Guerra recebendo.
  • 18h – 21h –  Lançamento do livro sobre o saudoso múltiplo artista, político e pioneiro da consciência contra o racismo no Brasil, Abdias Nascimento. Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241.
  • 20h – O prefeito Eduardo Paes e a primeira-dama Cristine Paes oferecem o Palácio da Cidade para o jantar que celebrará os 25 anos da Casa Cor Rio, evento em prol do Banco da Providência. O traje pedido é “esporte fino”, para a interpretação de cada um. Sejam sensatos, por favor. Haverá manobristas no local, mas o convite sugere seguir o exemplo da Angélica: “vá de táxi”.
  • Vai ser uma noite de verdadeira solidariedade. As mesas já foram todas vendidas, a R$ 10 mil, oito pessoas cada. Christina Lips oferece a produção e a decoração da festa, e tem seu nome em destaque. Também contribuem, sempre generosos com os benefits:
  • O fotógrafo Paulo Jabur, o cerimonialista Roberto Cohen, a paisagista Silvia Coimbra, High End, Laja da Sara Jóias, com uma peça para ser sorteada, A Festa é Nossa, Laurinha Pederneiras, Chandon, Eliala Lipiani com suas velas, Belle Table, o DJ Papagaio, Fina Louça, Sunset Services, Vinícola Viapiana, PJV Eventos, M2 Eventos, Festah Locação de móveis.

Dia 27/08 – quinta-feira

  • 12h30min – Abertura da exposição “Espírito da África – Os Reis Africanos”, do fotógrafo Alfred Weidinger, trazendo retratos de reis e chefes contemporâneos do continente africano com obras do acervo do Museu Afro Brasil. Uma experiência fascinante, proporcionada pela sensibilidade do curador Emanoel Araújo. São estatuetas dos Camarões cobertas por miçangas, relacionadas às insígnias de poder, que acompanham o rei de Babungo, dos Camarões; o guarda-sol multicolorido dos povos fon do Benin, com símbolos de poder bordados, também visto num retrato do rei de Dassa. Para quem gosta de vestuário, um passeio! Tudo fotografado pelo austríaco Weidinger. Museu Histórico Nacional. Pça Marechal Ancora s/n.
  • espirito da africa
  • 16h e 19:30 horas. Show “Opinião – 50 anos depois”, comemoração do espetáculo que celebrizou Nara Leão, Maria Bethania, João do Vale e Zé Kéti. De volta com Joyce e Casuarina. Uma maravilha! O repertório reúne pérolas da nossa história, um passeio pelo ideário de protesto de 1964, através de músicas fantásticas.  No Clube de Amigos da Musica do Cib
    Rua Barata Ribeiro, 489 – sala de música, Copacabana (entre ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara) – estacionamento dentro do Clube – (duração aproximada 1:30 hs)
  • 18h30m – O vice governador Francisco Neves Dornelles, o Chico, como os amigos o chamamos, vai receber título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, proposto pelo deputado estadual Zito, em solenidade no Palácio Tiradentes, com o Plenário Barbosa Lima Sobrinho (belo nome) superlotado, podem crer.
  • Aí, você aproveita e visita, lá na mesma Alerj, a mostra “Quem não se comunica se trumbina”, lembrando o Velho Guerreiro. São fotos, vídeos, figurinos e até a buzina famosa do mais importante comunicador do Brasil. Este 2015 é o Ano Chacrinha. É o supermusical da Aventura bombando em São Paulo e no Rio, é o lançamento e o relançamento da biografia de Abelardo Barbosa Chacrinha, é a parceria social com o Instituto Ayrton Senna e, agora,  essa mostra na Assembleia Legislativa, até o próximo dia 30, em que a maioria das fotos é do fotógrafo Delgado, que acompanhou Chacrinha por quatro décadas.
  • 2fe5a85169c545a861d9ebc1e1b5809c

Dia 28/8 – Sexta-feira

  • 14h30min – Inauguração do busto de Stuart Edgar Angel Jones pelo escultor Edgar Duvivier, no ponto de retorno da Ciclovia Stuart Angel, confluência da Venceuslau Brás com Avenida Pasteur, diante do muro do Iate Club e do prédio da UFRJ, onde ele cursou Economia.
  • edgar duvivierO escultor Edgar Duvivier, depois de instalar o busto de Stuart Angel no local, plantou ele próprio, por sua iniciativa, um contorno de azaleias ao redor de sua obra. Stuart está de torso nu e sorridente, com seu corpo de atleta remador, que deu duas medalhas de campeão ao Flamengo, e seu ar de idealista confiante no futuro de sua geração e de seu país.

Dia 29/8 – Sábado

  • 12h às 16h – Patricia Mayer e Patricia Qüentel, arquitetos e decoradores recebem  para brunch na Villa Aymoré para apresentação à imprensa, em avant prémière dos espaços da mostra Casa Cor. Ladeira da Glória 26.
  • Bodas de Prata de Loretta Burlamaqui e Cristina Moreira / Save the Date

Dia 30/8 – Domingo

  • 17h – 21h – Coquetel de inauguração da Casa Cor Rio, na Ladeira da Glória, 26
  • Encerramento da Exposição das Vestes de Nossa Senhora da Glória, no Salão Paroquial do Outeiro da Glória. Um programa que não dá para perder, sobretúrio para os apreciadores da arte do vestuário sacro.
  • 17h30m – Homenagem aos “Homens de Ação – Homens de Valor” – pela Sociedade Hebraica do Rio – Salão Ben Gurion. Flavio Stanger, Rony Meisler, Leonel Kaz, Bernardo Griner, Rubem Fernandes, Sergio Marques, Kobl Lichtenstein, Marcelo Calero, Luiz Gleiser e Ziraldo. Timaço!

Dia 31/08 – Segunda- feira

  • 12h – Coquetel – 14h30m – Almoço com Desfile – Os irmãos Laja e Davi da joalheria SARA convidam para um evento exclusivo na Casa Cor, com visita aos espaços decorados e apresentação de sua Coleção Jardins. Menu Pederneiras, décor Edgar Octavio, DJ Scarlet.
  • das 14h às 21h – Entrada Franca – 10º  Bazar Sociedade Providência, que se estende ao  Dia 1º/09 – 
  • Tradicional evento de compras natalinas promovido pelas devotas da Comunidade Emanuel, conduzida por Dom Cipriano Chagas, OSB. A patronesse de honra é dona Mariza Campos da Silva. As demais patronesses são Belita Tamoyo, Beth Serpa, Eliana Pittman, Gisella Amaral, Idinha Veiga, Inês Bloch, Maria Teresa Malta, Regina Andrade Pinto e esta amiga que vos escreve.
  • O “plus” desse bazar não são só os precinhos, sempre bem abaixo do que encontramos nos shoppings, mas os produtos. São as toalhas, roupas de cama e paninhos bordados de Minas Gerais, moda, as joias da Cookie Richers, que ela ainda nem lançou, bijuterias com preços inacreditáveis, cestaria, coisinhas de crianças foférrimas, arranjos de Natal, e eu já encontrei até os mesmos vestidos de linho que comprei em Capri, pois a estilista é uma carioca. E o precinho, ó…
  • 17h30m – Instituto Cervantes – Posse de Cláudio murilo Leal na Cadeira 4 da Academia Brasileira de Arte, patronímica do Conde da Barca, fundada por Manoel Paulo Filho, em sucessão a Manuel Bandeira, Guido Mondim e Bella Josef. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. A saudação será pelo acadêmico Vasco Mariz. Traje passeio completo. Acadêmicos com suas insígnias.

Bem…. e vamos deixar setembro pra quando setembro vier…

***

 

Celebrando um herói do Rio, nascido na Bahia, gerado por Minas, morto pelo Brasil

stuart busto

O busto de Stuart na Urca, um reconhecimento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, prefeito Eduardo Paes, e da secretaria de Conservação, secretário Belchior, na Ciclovia que leva seu nome, inaugurada também por iniciativa do então vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz

Enfim um local para a família, os amigos e os que admiram Stuart Angel lembrá-lo e colocarem coroas de flores em seu aniversário de vida (11 de Janeiro) e no de morte (15 de Maio).

Nossa mãe, a mineira Zuzu Angel, morreu na busca de seu corpo. Até hoje não nos foram entregues os seus ossos.  Stuart sem túmulo, sem mausoléu para chorá-lo.

Agora, temos este lindo busto onde prestar-lhe nossas homenagens e, também, verter nossas lágrimas.

Uma bela escultura de Edgar Duvivier, na já existente Ciclovia Stuart Edgar Angel Jones, sorrindo para o prédio da UFRJ, onde ele estudou Economia e iniciou sua militância, de costas para o Iate Club. No encontro da Av. Pasteur com Venceslau Brás.

A inauguração do busto será dia 28, sexta-feira, às 14h30m. Todos convidados.

PS: A propósito de comentários que recebo, aqui e no Facebook, gostaria de me colocar. Há os que me julgam excelente filha, excepcional irmã, agradeço os elogios. Bons irmãos e filhos somos todos nós, via de regra. Mas não me empenho pela minha mãe ou pelo meu irmão apenas pelo dever filial ou o impulso fraterno. Creio que bons exemplos devem ser mostrados e cultivados. Um país sem heróis não tem memória, nem passado, nem brio. Os corpos sacrificados dos idealistas semeiam o solo de seus países com coragem e altivez, inspirando dignidade e respeito às demais nações. Nós temos bons exemplos para apresentar às novas gerações e às próximas. É nosso dever apresentá-los.