O DIPLOMA DA ISA CHLORIS

Isa Chloris Alvarenga, que lançou recentemente seu livro Norberto e outros amores, recebeu  seu Diploma de Escritora, a convite de Lucia Regina de Lucena, presidente da União Brasileira de Escritores. A solenidade, no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura, foi promovida pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.

Isa recebeu a homenagem pelas mãos do poeta Luiz Godim. E lá, prestigiando, a Vilma Guimarães Rosa, filha do escritor João Guimarães Rosa. A palavra de Isa Chloris agradou, pois outros convites para novos eventos já surgiram. O próximo vai ser no Clube Monte Líbano, um evento da Sociedade Literária e Cultural Khalil Gibran.

Isa-DSC_0252 - Isa Chloris e Vilma Guimarães RosaVilma Guimarães Rosa e Isa Chloris Alvarenga

Isa-DSC_0214-

Luiz Godim e Isa Chloris com seu Diploma de Escritora

Isa-DSC_0248

Lucia Regina de Lucena

Fotos de Marlene Fonseca

Em cartaz no Canadá: A Moda de Jean Paul Gaultier

Via Blog do Instituto Zuzu Angel: nossa fonte sobre all fashion things

Desde que inaugurou, lá em 17 de Junho de 2011, no Museu de Belas Artes em Montreal, a exposição “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk” já percorreu meio mundo: de Dallas a São Francisco, de Madrid, Rotterdam, Melbourne a Estocolmo, Paris e Nova York.

Durante o percurso, o “show” ganhou mais do que aclamação da crítica, ganhou também um impressionante público. Mais de 1 milhão de visitantes já foram conferir a caminhada deste couturier parisiense.

Desde o dia 9 os ingleses têm a chance de conferir essa magnífica exposição retrospectiva do trabalho de JPG ao longo de suas mais de quatro décadas, influenciando o mundo da moda.

E se você vai dar uma passadinha por London town, não perca!

JPG

Jean Paul Gaultier © Rainer Torrado

Em exibição na Barbican Art Gallery até o dia 25 de agosto, a expo reúne mais de140 peças, haute couture e prêt-à-porter, criadas de 1970 aos dias de hoje, a grande maioria mostrada pela primeira vez! Além delas, há desenhos, fotos capturando o processo criativo (“das ruas até a passarela”, nas palavras de Jean Paul Gaultier himself).

Agrupados como uma série de instalações temáticas, os luxuosos vestidos foram cuidadosamente selecionados para ilustrar a inegável originalidade de Gaultier e sua visão avant garde de moda e estilo.

Toda essa curadoria retrata a incessante análise dos conceitos de singularidade e conformismo, sempre presentes nos trabalhos do desginer, numa tentativa pessoal de Gaultier de entender a sociedade de seu tempo.

Sempre intrigado pelas representações de sexo, sexualidade, raça, culturas, Gaultier desenvolveu um senso crítico que é marca registrada em seu design. De alguma forma, suas criações sempre refletiram como a beleza pode ser encontrada nas formas mais inesperadas e como expectativas invertidas podem construir uma nova linguagem criativa e retratar o mundo de maneira inovadora.

Profundamente interessado em diferentes etnias e culturas (e “contraculturas”) ao longo de sua carreira, Gaultier criou uma nova ideia de moda, tanto na forma como ela é feita, como na forma como é usada e vestida por diferentes tipos de corpos.

Ao questionar a “normalidade” e abraçar a transformação, inovação, transgressão e reinterpretação, Gaultier derrubou barreiras e foi além dos limites de identidade, sexo, sexualidade e imagem corporal, redefinindo todos esses significados e criando uma forma inteiramente nova de Moda.

JPG 4

JPG 6 JPG 5 JPG 3 JPG 2 JPG 9 JPG 8 JPG 7

Fotos Style Examiner/ divulgação

Desenho Específico de Tepedino

No Palácio Gustavo Capanema, no Centro, foi aberta a exposição Desenho Específico, do artista plástico Leonardo Tepedino, ocupando todos os 1.000m² do mezanino. Sua obra é baseada no Modulor de Le Corbusier.

Prestigiada por nomes ligados às artes visuais, como Fernando Cocchiarale e Ivan Pascarelli, a mostra vai até 16 de maio com entrada gratuita.

Tepedino-ExposiçãoDesenhoEspecifico (34)Leonardo Tepedino e sua obra Desenho Específico

Tepedino-ExposiçãoDesenhoEspecifico (49)

Jocelino Pessoa, Ivan Pascarelli, Fernando Cocchiaralle e Camila Pereira

Fotos de S. Castellano

Bazar das mães com sorteios na casa da Barra de Maninha e Leleco

Mais uma vez bombou en-lou-que-ci-da-men-te o tradicional Bazzar de Ana Paula Barbosa e Alessandra Amaral, que há seis edições acontece, antecipando o Dia das Mães, em casa de Leleco e Maninha Barbosa, na Barra. Modelos desfilaram vestindo as marcas mais bacanas daquele pedaço. O dia inteiro a casa trepidou, com muitos sorteios de brindes, entre eles um fim de semana no Hotel Villa Rasa Marina, em Búzios, tratamentos nas clínicas de estética Espaço Saúde Rio, Clini Derm e da dermatologista Vanessa Metz, além de um mês de personal na academia Be Healthy.

Siluandra Scheffer, autora do Diário de uma ex-gordinha, apresentou talk show falando sobre saúde, dietas, planejamento e superação. Nas guloseimas, Eder Meneghine assinou o coquetel com crepes variados, doces Margarida e champagne. O som da DJ Scarlet. Malga Di Paula fez exposição de pacotes de viagem e houve venda de objetos importados da Turquia. A viúva de Chico Anisio dirige uma agência de viagens e organiza viagens com grupos de empresários para a Turquia.

Enfim, atrações não faltaram. Nem comprinhas…

Bazar-Luciana Pittigliani  Alessandra Amaral e Maninha Barbosa (56)Luciana Pittigliani, Alessandra Amaral e Maninha Barbosa

Bazar-Fátima Martins e Vera Loyola   (59)

Fátima Martins e Vera Loyola

Bazar-Christine Moutinho e Daniela Seade  (1)

Christine Moutinho e Daniela Seade

Bazar-Beto Bardawil   Ana Paula Barbosa e Malga di Paula (6)

Beto Bardawil, Ana Paula Barbosa e Malga Di Paula

Bazar-Duda Lobão e Paulo Rudge (67)

Duda Lobão e Paulo Rudge

Bazar-Daniela Scobar  Nicole e Moema Casares e Terezinha Matta  (96)

Daniela Scobar, Nicole e Moema Casares e Terezinha Matta

Bazar-Karina Nigri  (126)

Karina Nigri

Bazar-Luciana Pittigliani e o cãozinho da Dandynha Barbosa (125)Luciana Pittigliani com o cãozinho da Dandynha Barbosa

Bazar-Luis Claudio -Hair & make up - modelo Thaís Peregrino  (79)Luis Claudio – hair make up – com a modelo Thaís Peregrino

Bazar-Malga di Paula e Felipe Batista  (2)Felipe Batista e Malga di Paula

Bazar-Maninha Barbosa e Luciana Pittigliani (54)Maninha Barbosa e Luciana Pittigliani

Bazar-Marina Xavier e Flávia Santozi  (135)Marina Xavier e Flávia Santozi

Bazar-Modelos desfile as marcas (107)Modelos desfilaram com as marcas

Bazar-Monica Clark e Fernanda Verol (64)Monica Clark e Fernanda Verol

Bazar-Patrícia Barbieri e Simone BarbieriPatricia e Simone Barbieri

Bazar-Patrícia e Débora Matta (50)Patrícia e Débora Matta

Bazar-Paula Simon (36)Paula Simon

Bazar-peças de Malga di Paula da Turquia (16)Peças de Malga Di Paula, vindas da Turquia

Bazar-Regina Valle e Eliza Ferraz  (93)Regina Valle e Eliza Ferraz

Bazar-Terezinha Matta e suas filhas Débora e Patricia Matta  (3)Terezinha Matta e suas filhas Débora e Patrícia

Bazar-Vera Loyola e Teté Araujo -bijou da turquia  (13)Vera Loyola e Tetê Araújo

Fotos de Veronica Pontes

A PRÉ-ESTREIA DE ‘GETÚLIO’

Com produção de Carla Camurati, direção do premiado João Jardim e Tony Ramos vivendo Getúlio Vargas, o filme Getúlio teve super avant prémière para convidados, no Cinemark Village Mall. Afinal, o lançamento será apenas no dia 1º de maio, em todo o Brasil.

Também no elenco, Drica Moraes faz Alzirinha Vargas, a filha de Getúlio, Alexandre Borges é Carlos Lacerda, num elenco que traz ainda Jackson Antunes, Alexandre Nero, Daniel Dantas e Fernando Eiras.

Com orçamento de R$ 7 milhões, Getúlio concentra-se nos momentos finais da crise que levou ao suicídio de Vargas, com a cena do suicídio filmada na mesma cama, do mesmo quarto, do mesmo Palácio do Catete,  e com a mesma arma com que Getúlio se matou! Mais reconstituição de época impossível.

thiago justino alexandre borges drica tonyThiago Justino, Alexandre Borges, Drica Moraes e Tony Ramos

nivea maria

Nivea Maria

Max fercondini

Max Fercondini e Tony Ramos

MARCOS PASQUIM

Luciene Moraes e Marcos Pasquim

lucinha lins

Lucinha Lins

lidiane tony

Lidiane e Tony Ramos

Lidiane Barbosa Tony Ramos Claudio Tovar Lucinha Lins

Lidiane e Tony Ramos com Claudio Tovar e Lucinha Lins

leonardo medeiros

Leonardo Medeiros

IMG_9229

Antonio Fagundes e Tony Ramos

IMG_8885

Drica Moraes

gloria peres

Gloria Perez e Lidiane Ramos

douglas silva (2)

Douglas Silva

cacau protassio

Cacau Protásio

tony ramos ze luiz villamarim george moura roteirista do filmeTony Ramos, Zé Luiz Villamarim e George Moura

Fotos de Marianna Müller

A carta de Elzinha, a primeira mulher de José Wilker

Recebi de Elza Maria Pinto, a noiva e primeira mulher de José Wilker a carta que transcrevo abaixo com minha resposta. Achei que poderia interessar a vocês…

Hilde,

Quero agradecer sua delicadeza comigo.
Estou emocionada com seu texto.
Conheci Wilker em 64, casei em 74, e o divórcio foi em 77. Portanto, você tem razão. Foram vários anos através dos quais tive o privilégio de conviver com ele. Poucas pessoas sabem disto, e fiquei surpresa com sua memória.

Ainda não estou em tempo de escrever sobre Wilker. Espero chegar lá em breve.
Por enquanto estou apenas recuperando as memórias perdidas ao longo destes anos. Através dos amigos dos tempos difíceis, como você.

Fiquei feliz por ver como você se lembrou do lado brechtiano de Wilker, tímido em relação às próprios sentimentos. Suas emoções muitas vezes eram enigmas que a gente precisava adivinhar por outros meios, não verbais. Um gesto de carinho, um olhar maroto, o jeito do corpo se expressar sem palavras. Flores e poesias…

Foi muito bom relembrar “A Mãe”.
Acompanhei todo o processo de aflição/criação de Wilker naquela época.
Lembra como ele foi parar no hospital, no dia da estreia? Plateia cheia, e ele passando mal. Seu corpo emocionado expressava uma angústia sobre a qual ele não conseguia falar. Vocês quase não estreiam.

Um abraço, com muito carinho e saudades.

Elza Maria

Minha resposta:

Oh, Elzinha,
Que delícia sua manifestação!
Nada como uma boa psicóloga, sobretudo uma mulher que foi realmente apaixonada como você, para traçar um perfil complexo como o do Wilker com tamanha clareza.
Quem me lembrou do episódio angustiante da estreia de “A Mãe” foi Francis, meu marido, que na época era meu namorado. Foi ele quem socorreu, levou Wilker para o hospital, onde seu primo, o médico Levon Bogossian, estava atendendo. O diretor Claude Régy literalmente deixou o elenco “pirado”, como se usava dizer. Quase não estreamos, mas estreamos, e o Wilker esteve absolutamente fantástico.
Beijos e esteja bem e feliz,
Hilde

( vide também os posts O José Wilker que eu conheci de perto e O casamento de José Wilker que a imprensa não contou e você não soube, aqui com foto e tudo)

Os looks reciclados da princesa eco-chic, Kate Middleton

Via Blog do Instituto Zuzu Angel

Kate Middleton está single handedly carregando a mais do que tradicional família real britânica para uma nova era. E tudo isso com a ajuda de alguns looks reciclados!

Sua entrada para a família real aconteceu em uma época de vacas magras. Além disso, os discípulos da rainha não veem mais com bons olhos a gastança da coroa em tempos de turbulências financeiras. Vivemos em dias em que desfilar diferentes looks couture em toda aparição pública tornou-se inapropriado. Mais do que isso, tornou-se quase um insulto, em contraponto à situação econômica mundial.

Kate surge então como um novo traço de esperança para a recuperação da popularidade da coroa britânica. Algo similar (similar, mas nunca comparável, pois ela ainda não chegou à condição de mito) ao que fazia Diana, a princesa sua sogra. Para isso, usa alguns truques fashion e muito estilo, ao repetir seus looks. E claro, com um look sempre mais lindo que o outro!

E toda vez que Kate recicla um look, um anjo ganha suas asinhas <3

Exemplo 1:

casaco vermelho mudou a bota por meia calca e scarpinO último double take de Kate aconteceu com um casaco vermelho, primeiramente fotografado em St Andrews em 2011 (!!). Quase quatro anos depois… e o clássico modelo serviu tão elegantemente quanto no passado para um evento no Jardim Botânico em Christ Church, Nova Zelândia, esta semana.

Exemplo 2:

rs_634x1024-131211123203-634.Duchess-Cambridge-Temperley-Lace-Dress.jl.121113Kate também sabe reciclar looks no red carpet. E tem muita celebridade precisando aprender com a princesa consciente! Este modelo de renda preta de Alice Temperley foi fabuloso, tanto antes quanto após o nascimento do príncipe George.

Exemplo 3:

rs_634x861-140212113019-634.kate-middleton-peckham-blue-dress-021214Outro momento red carpet: Kate reciclou o lindo vestido azul de Jenny Packham em dois eventos black tie. O vestido é perfeito e pode ser tanto complementado por um lindo colar de diamantes (empréstimo da rainha herself. Of course!).

 

Exemplo 4:

rs_634x1024-130419140440-634.kate.ls.41913Kate tem sido eco-chic desde antes mesmo de dar à luz ao pequeno príncipe George. Acima, usa um modelito Emilia Wickstead plissado combinando acessórios diferentes nas duas ocasiões.

Exemplo 5:

rs_634x1024-140212113639-634.kate-middleton-orla-kiely-dress-021214E este casaco com estampa de passarinhos, usado em dois eventos de caridade diferentes.

Exemplo 6:

vestido Diane Von Furstenberg verdeO lindo vestido verde by Diane Von Furstenberg, usado em dois eventos reais diferentes.

Exemplo 7:

mesmo dressE para finalizar, o vestido preto com estampas brancas. Chic e discreto, como Kate.

Há muitos outros looks reciclados de Kate. E para nós deveria haver mais e mais! Agora, se ao menos conseguíssemos que as celebrities de plantão seguissem os passos da princesa eco-chic <3

Lançamento da Tee Match bombou no Bar do Hotel

As cariocas desafiaram a chuva insistente e prestigiaram o coquetel das sócias Nicole Abramoff e Mariana Elmann no Bar do Hotel, no Marina All Suites, para lançar a  coleção Le Jardin de Chine, da marca Tee Match, inspirada nos jardins chineses.

A coleção mistura estampas, saias, tricôs, moletons e muitos florais. Sem loja fixa, a Tee Match vende suas peças por via online e em multimarcas no calibre da Via Flores e da Gaoli.

O lançamento de ontem foi um sucesso, com as vendas acontecendo além do esperado pelas jovens business woman, Nicole e Mariana. Confiram…

Abramoff-JoanaNolasco e NicoleAbramoff (2)Joana Nolasco e Nicole Abramoff

Abramoff-Isabella Lohmann (1)

Isabella Severiano Ribeiro Lohmann

Abramoff-GraçaOliveiraSantos e ConstançaBasto (4)

Graça Oliveira Santos e Constança Basto

Abramoff-FernandaLynch e ReginaAbramoff (1)

Fernanda Lynch e Regina Abramoff

Abramoff-FernandaGuitmann e EricaLibman (2)

Fernanda Guitmann e Érica Libman

Abramoff-ElizabethElmann e a nora MarianaElmann (1)

Elizabeth Elmann e a nora Mariana Elmann

Abramoff-CeciliaFeldman e NicoleAbramoff (1)

Cecília Feldman e Nicole Abramoff

Abramoff-BethLafite e CrisSenna (1)

Beth Lafite e Cris Senna

Abramoff-Barbara Pittigliani

Bárbara Pittigliani, a Babi

Abramoff-As sócias MarianaElmann e Nicole Abramoff (3)

As sócias Mariana Elmann e Nicole Abramoff

Abramoff-AriadneCoelho  ElsaineVonBlanckenhagen  NinaKauffmann (3)Ariadne Coelho, Elsaine Von Blanckenhagen e Nina Kauffmann

Abramoff-AlineDuek e LetíciaLevy (3)

Aline Duek e Letícia Levy

Abramoff-JulianaLima e Priscila Engelhart (3)Juliana Lima e Priscila Engelhart

Abramoff-LilianeSantiago  AnaPaulaCola (1)Liliane Santiago e Ana Paula Cola

Abramoff-PinhaMelloFranco e NicoleAbramoff (1)Pinha Mello Franco e Nicole Abramoff

Abramoff-ReginaAbramoff  NicoleAbramoff  SergioAbramoff (1)Regina Abramoff, Nicole Abramoff e Sergio Abramoff

Abramoff-TatianaFrogel e SabrinaCorrea (1)Tatiana Frogel e Sabrina Correa

Abramoff-Verinha Bocaiuva (3)Vera Bocayuva Cunha

Fotos de Antonio Kampffe

AS TENDÊNCIAS DO FASHION RIO: UM RESUMÃO

Via Blog do Instituto Zuzu Angel

O verão carioca vai além da moda praia, com coleções de peças descomplicadas, que saem das passarelas direto para o guarda-roupa dos consumidores (no verdadeiro sentido da expressão prêt-à-porter).

Em programação mais enxuta (não desfilaram Blue Man, Herchcovitch, Reserva, Sacada, entre outros), o Verão 2015 do Fashion Rio manteve algumas tendências já apresentadas na semana de moda paulistana e introduziu outras propostas. Nada como o toque carioquíssimo! <3

O Fashion Rio terminou nesta sexta-feira, 11 de abril, e mostrou o que será tendência no verão 2015. Quer saber tudo que vai bombar? Confira o que vai invadir a sua praia – e as ruas – no próximo verão com o nosso resumão:

1. Cores cítricas: amarelo e laranja são as cores com as quais você vai tingir seu guarda-roupas, quando o próximo verão chegar. É a moda citrus. Alguns dos desfiles na fashion week carioca que lançaram mão dos tons solares para a apresentação de suas novas coleções – seja em looks totalmente preenchidos por elas ou marcando detalhes – foram:

Espaco Fashion e dois looks Coca Cola Jeans foto Felipe CensiA onda laranja: Espaço Fashion e dois looks Coca-Cola Jeans (foto de Felipe Censi)

dois looks Patricia Vieira e um look Maria Filo foto Felipe CensiAvalanche de amarelo: dois looks de Patricia Viera e a passarela de Maria Filó (fotos de Felipe Censi)

2. Camisetas com palavras: a moda outdoor (ou billboard) está de volta. Seguindo a onda Moschino – que foi hit na semana de moda gringa, o truque aqui é o toque, às vezes nada sutil, de ironia. Pura cultura pop + anos 90.

billboardDois looks Auslander e a passarela da Osklen Praia

3. Mídi: o comprimento da estação. Seguindo o que foi visto nas passarelas internacionais, o mídi chegou para reinar na próxima estação. Democrático, ele pode chegar no joelho ou ficar no meio da canela.

midi

Maria Filó, Lenny, Oh Boy! e Victor Dzenk (fotos de divulgação)

4. Longos: sempre clássicos, os longos nunca saem de moda. Se é para não usar o mídi, invista no clássico. Não tem erro! This season o longo vem mais esvoaçante, fluido, ou reto tipo coluna.

longosOs longos de Alessa, Filhas de Gaia, dois modelos de Patrícia Vieira e o look de Victor Dzenk

 

5. Largura: conforto é a palavra desta tendência. A modelagem das peças está mais afastada do corpo, meio quadrada, principalmente no dorso. Assim, vestidos, blusas, t-shrits e jaquetas aparecem ampliando os ombros. Para compensar, podem aparecer com amarrações na cintura.

largosTrês looks Cantão, a passarela da Coca-Cola Jeans e da Espaço Fashion

 

Estampas bicolores e listras: clássicas e atemporais, elas ganham roupagem colorida e vibrante no verão 2015.listras Espaco Fashion Patricia Vieira Maria FilóAs listras de Espaço Fashion, Patrícia Viera, Maria Filó e Osklen Praia

bicolor Espaco Fashion Salinas OsklenEstampas bicolores de Espaço Fashion, Salinas e Osklen Praia

 

7.  A calça da vez: pantalonas. Em formas amplas e, principalmente, em cintura alta, Vários desfiles fizeram as pantalonas. Très chic! Alguns looks mais ousados foram além e trouxeram a pantalona cropped, que acaba no meio da canela. Parece que vai pegar, mas todo cuidado é pouco. As peças até ficam bem na passarela, mas, na vida real, podem ser complicadas para quem é baixinha, porque cortam a silhueta.

pantalona Auslander Oh Boy OsklenAuslander, Oh Boy! e Osklen Praia

Antonia Frering dá uma de Torloni, Marília e Marieta e produz a si mesma nos palcos nacionais

Antonia Frering comprou os direitos da peça do inglês Alan Ayckbourn, Relações aparentes, que está produzindo, e estreia para vips e imprensa no dia 26, no Teatro Sesc Ginástico.

Com direção de Ary Coslov, o espetáculo terá ensaio aberto ao público no dia 24.

Antonia encabeça o elenco, que traz o nome do traquejado Tato Gabus Mendes, além de Gisella Batista e Frank Borges.

Não é a primeira vez que o texto é montado no Brasil. Em 1968, Yara Côrtes viveu o papel de Antonia, Paulo Gracindo interpretou o personagem de Tato, Tarcísio Meira e Glória Menezes fizeram o par de Frank e Gisella, sob a direção do notável João Bethencourt, o rei da comédia inteligente no teatro nacional da época.

Antonia cercou-se do que há de melhor no teatro . O cenógrafo é o Marcos Flaksman. Os figurinos são de Marília Carneiro. Luz de Maneco Quinderé. Até a assessoria de imprensa é de primeira, com o Luiz Menna Barreto e o Beto Bardawil. A Frering não é boba não.

No mais, um grande desafio para Coslov, remontar uma peça já dirigida pelo João.

Antonia Frering-Foto divulgaçãoAntonia, Tato, Gisella e Frank